Imagem Principal
Imagem
Pretos e pardos juntos são maioria entre concluintes do ensino médio
Estudantes que declararam esses perfis no Censo Escolar representam mais de 50% dos alunos aptos à educação superior em 22 das 27 unidades da Federação
Pretos e pardos juntos são maioria entre concluintes do ensino médio
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 20 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Brasil tem quase 290 mil alunos pretos no Ensino Médio (Foto: Agência Brasil)

De acordo com o Censo Escolar 2023, pretos e pardos são a maioria entre os concluintes do ensino médio, em 22 das 27 unidades da Federação. Bahia, Amazonas, Pará, Maranhão, e Sergipe, nesta ordem, são os cinco estados com a maior proporção. 

Dos concluintes dessa etapa educacional, pretos e pardos não superam os 50% somente em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados consideram apenas os estudantes que declararam a cor ao Censo.

No Rio de Janeiro, são 554.816 matrículas, com 45.058 pretos, 151.462 pardos, 135.600 brancos, 1.207 amarelos, 340 indígenas e 204.169 não declarados.

Os concluintes do ensino médio da rede pública são o principal público-alvo de ações afirmativas para acesso à educação superior. Nos formulários de coleta do Censo Escolar, constam as cores “Branca”, “Preta”, “Parda”, “Amarela” e “Indígena”, que somam 100% dos que declararam esse tipo de informação. O Censo conta, ainda, com a categoria cor “Não declarada”.

A edição de 2023 do censo da educação básica é a mais recente com resultados publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da educação (MEC). A pesquisa estatística mostra que estudantes pretos e pardos representam 55% dos alunos com a cor declarada. 

Na educação infantil (creche e pré-escola), crianças pretas e pardas correspondem a 51,7% dos matriculados com cores declaradas. No ensino fundamental, elas são 54,3% nos anos iniciais (1º ao 5º) e 55,1% nos anos finais (6º a 9º). Quando se analisa o ensino médio, pretos e pardos somam 53,8% dos estudantes que declararam a cor.

A participação de estudantes com esses perfis, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), é 55,6%. Já na Educação de Jovens e Adultos, eles correspondem a 74,9%. 

De acordo com o Censo da Educação Superior 2023, 34,6% (1,6 milhão) dos ingressantes declararam-se pretos e pardos. No mesmo ano, 37,8% (516 mil) dos concluintes declararam ser pretos ou pardos. 

Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento estatístico abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Os resultados do Censo Escolar podem ser vistos neste link.

Relacionadas