Assinante
Entrar
Cadastre-se
Para melhorar o trânsito, a Prefeitura do Rio, elaborou algumas propostas para reduzir o tempo de deslocamento dos táxis no atendimento aos usuários. Uma das medidas é a permissão da utilização da calha do BRT no trecho compreendido entre o viaduto, ao fim da Avenida 20 de Janeiro, e a Cidade Universitária.
A Linha Vermelha também vai ganhar uma faixa exclusiva – faixa da esquerda da via – entre a saída da Linha Amarela e a saída para Duque de Caxias (altura do Hospital do Fundão), um trecho de aproximadamente dois quilômetros. Somente os motoristas que seguirão para o Aeroporto Internacional ou para a Ilha do Governador poderão utilizar a faixa exclusiva.
Uma operação semelhante já é realizada atualmente pela Concessionária LAMSA na Linha Amarela. Segundo um estudo realizado pela CET-Rio, atualmente, 60.000 carros utilizam a Linha Vermelha em direção aos municípios da Baixada Fluminense, contra apenas 30.000 em direção ao aeroporto/Ilha do Governador. A previsão é que até 2024 esse número chegue aos 40.000 veículos de média diária.
A CET-Rio ainda prevê uma organização dos fluxos de trânsito entre a saída da Ilha do Governador e o acesso à Linha Vermelha, bem como o reforço operacional de agentes no trecho compreendido entre a Ilha do Governador e São Cristóvão. A Avenida 20 de Janeiro ganhará nova sinalização.
Além disso, a Rioluz, Companhia Municipal de Iluminação Pública, iniciou em outubro a modernização de pontos de iluminação nas vias de acesso ao Galeão. Entre as vias atendidas estão a Estrada do Galeão, Av. Brigadeiro Trompowisk, Rua Tubiacanga, Avenida 20 de Janeiro, entre outras. Ao todo, já foram modernizados 256 pontos de iluminação e feitos outros 830 reparos em todos os acessos e demais vias da região. Até novembro, a Rioluz vai realizar a modernização da iluminação nas pontes Estaiada e Velha do Galeão.
A Secretaria de Conservação vai realizar a fresagem e o recapeamento de 6,5 km da Linha Vermelha (trecho entre São Cristóvão e a Cidade Universitária), da Estrada do Galeão e de algumas vias da Cidade Universitária. Além disso, está prevista a recuperação dos guard rails da via. Esses serviços serão iniciados em novembro. Os painéis acústicos da Linha Vermelha também serão substituídos. A previsão de término é dezembro.
A Secretaria de Ordem Pública vem intensificando a fiscalização de táxis e de carros de aplicativos no entorno do Aeroporto Internacional. A pasta está realizando um estudo com a possibilidade de reposicionamento dos embarques no terminal. As ações da Seop também contemplam fiscalização de ambulantes no entorno do Galeão e do Terminal Aroldo Melodia do BRT. Existe ainda a previsão de recomposição do tecido urbano junto aos painéis acústicos da Linha Vermelha.
Outra novidade apresentada pela MOBI-Rio é o serviço executivo entre o Terminal Intermodal Gentileza (TIG) e o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). O deslocamento será feito integralmente na calha do BRT e o tempo de deslocamento previsto é de 20 minutos.
O serviço será iniciado assim que o TIG for inaugurado, o que deve acontecer até o fim de dezembro. A previsão é que o serviço funcione diariamente entre 4h e meia-noite. O TIG terá um lounge para receber os usuários do serviço. Os ônibus que farão esse serviço vão utilizar a calha do BRT.
A Secretaria Municipal de Transportes vai promover o retorno de duas linhas de ônibus executivos (frescões). Uma entre a Zona Sul e o Galeão, passando pelas orlas do Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo, e outra fazendo o deslocamento entre a Barra da Tijuca (via Linha Amarela) e o Galeão. A previsão é que essas linhas especiais também sejam retomadas até dezembro deste ano.
Visando atender principalmente os trabalhadores do Galeão, uma vez que a oferta de trabalho deverá aumentar, o BRT Transcarioca irá alterar o seu horário de funcionamento a partir de novembro. Sete estações vão passar a funcionar entre 3h e 1h, ou seja, 22 horas diárias de operação. Os usuários só poderão embarcar e desembarcar no BRT (fora do horário normal de operação) nas seguintes estações: Galeão, Terminal Fundão, Estação Santa Luzia, Penha, Vicente de Carvalho, Mercadão de Madureira e Manacéia. Também haverá reforço no número de viagens das linhas 915 (Bonsucesso x Galeão) e 922 (Tubiacanga x Galeão).