Assinante
A Prefeitura do Rio, por meio da Procuradoria do Município, obteve na manhã desta quarta-feira (31), junto à Presidência do Tribunal Regional Federal da 2° Região, a autorização para realizar o leilão do terreno do Gasômetro, cujo procedimento havia sido suspenso por força de liminar.
Com a decisão, tomada após o deferimento do pedido de Suspensão de Liminar protocolado na noite desta terça-feira (30) pela Procuradoria do Município, o leilão do imóvel, aberto a todos os interessados e que tem como objetivo a renovação urbana da região da Zona Portuária, ocorrerá hoje (31), às 14h30, conforme estava previsto.
O Flamengo é o principal interessado na compra, visando a construção do seu futuro estádio no local. O lance mínimo é de pouco mais de R$ 138 milhões.
A autorização foi concedida pelo desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama, presidente do TRF-2. A informação foi compartilhada pelo vice-presidente geral do Flamengo, Rodrigo Dunshee, em suas redes sociais, com a mensagem “Vamos pro Leilão NAÇÃO!!!!”
A decisão do TRF2 se refere à ação popular movida por Vinicius Monte Custódio, que alegava que o presidente da República teria que autorizar o leilão pelo fato do terreno ser de propriedade da Caixa Econômica Federal. Tal liminar suspendeu a realização do certame na noite de ontem.
A argumentação da Prefeitura foi que o terreno não é, de fato, da Caixa, e sim de um fundo imobiliário que é administrado pelo banco federal, por isso não precisaria da autorização da presidência da república.