Imagem Principal
Imagem
Prefeitura de Niterói apresenta projeto do Museu do Cinema Brasileiro
Edital para a obra deve ser lançado nos próximos dias
Prefeitura de Niterói apresenta projeto do Museu do Cinema Brasileiro
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 03 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói apresentou o projeto do Museu do Cinema Brasileiro nesta quinta-feira (3), em um evento que contou com a participação do prefeito Axel Grael. 

O local que dará espaço ao novo polo cultural da cidade fica em cima da Sala Nelson Pereira dos Santos, no Centro Petrobras de Cinema, no bairro de São Domingos.

O Prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou o local que dará espaço ao Museu do Cinema Brasileiro, junto com a secretária de cultura, Júlia Pacheco, e a presidente da Fundação de Artes de Niterói (FAN), Micaela da Costa.

O edital será divulgado pela Prefeitura nos próximos dias, através de publicação no Diário Oficial do Município, para que as empresas interessadas em realizar a obra possam apresentar propostas e concorrer à licitação.

O museu ficará nos dois andares acima da Sala Nelson Pereira dos Santos, no prédio público ao lado da Reserva Cultural, que lembra um rolo de filme. 

A museóloga Mariana Várzea foi a responsável pelo projeto museológico e curatorial, em parceria com o professor de cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), Tonico Amâncio. 

Já o projeto expográfico, que define como a visão do museu será posta em prática, foi feito pela Unesco.

O Museu do Cinema Brasileiro, que conta a história do audiovisual no Brasil, será no primeiro andar, com um circuito expositivo de longa duração dedicado à memória cinematográfica do Brasil. 

Haverá experiências interativas para os visitantes que contam a história do cinema do Brasil desde a chegada, no século XIX, até os dias atuais.

Já o segundo andar será reservado para as exposições, sendo duas fixas, homenageando Nelson Pereira dos Santos e Paulo Gustavo, duas personalidades de Niterói. 

Além disso, haverá exposições temporárias sobre outras figuras importantes para o audiovisual e para a cidade, além de mostras educativas.

A expectativa é que a obra para receber o Museu do Cinema Brasileiro fique em torno de R$ 12 milhões, sem contar os custos operacionais do espaço uma vez que ele esteja pronto.

O vídeo completo do projeto do Museu do Cinema Brasileiro está disponível nas redes sociais de A TRIBUNA. 

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

 

 

 

Uma publicação compartilhada por A Tribuna (@atribunarj)

Relacionadas