Assinante
Entrar
Cadastre-se
“Eu organizo o movimento. Eu oriento o Carnaval”. O trecho da música Tropicália, de Caetano Veloso, sintetiza o sentimento que preponderou, ontem, no auditório do Caminho Niemeyer. Agora é oficial: o prefeito em exercício - vice de Axel Grael (PDT) -, Paulo Bagueira (Solidariedade), sancionou a lei que trata do incentivo financeiro, que permite a organização antecipada de todo o Carnaval de Niterói; no caso, as escolas de samba e os blocos carnavalescos que representam a cidade. O investimento total previsto para o setor, só em 2024, é de mais de R$ 13 milhões. A matéria prevê incentivos até 2026.
Bagueira ressaltou que é um “momento de alegria e satisfação”, o fato de sancionar a lei. Afinal, trata-se de uma oportunidade de resgatar de fato o Carnaval do município.
“Tive a oportunidade de ver o Carnaval da cidade acabar e, agora, resgatá-lo. Lembro-me das parcerias que tive com o falecido vereador Magaldi, no processo desse resgate. É um trabalho conjunto”, destacou.
Reunião
O evento, que contou com muitos representantes do Carnaval niteroiense, foi palco, também, para vereadores de oposição e governistas. A mensagem executiva, assinada pelo prefeito Axel Grael – atualmente em viagem internacional – foi aprovada pela maioria dos parlamentares de Niterói.
“Foram esses vereadores que aprovaram a mensagem do governo. Se não a aprovassem, passaríamos pela mesma agonia que passamos, há 11 anos”, observou o prefeito em exercício, conclamando os atores do Carnaval da cidade para uma reunião que ocorrerá na próxima quinta-feira (26), para traçar os rumos da festa. “Haverá um calendário a ser cumprido já em novembro, dezembro e janeiro”, apontou Bagueira.
“Há uma dificuldade no recebimento de verbas do Carnaval. É uma vitória de todos nós. Niterói é um dos berços carnavalescos do país. Houve unidade de todos os vereadores, de oposição e situação, em prol da cultura”, sublinhou o vereador Milton Carlos Lopes, o Cal (PP), presidente da Câmara.
Para o presidente da Neltur – Empresa de Lazer e Turismo da Prefeitura de Niterói -, André Bento, a sanção da lei é “um marco importante” para a cidade. Segundo ele, poder antecipar às escolas os valores de subvenção as permite um planejamento maior.
“O governo é sensível à causa. O Carnaval é uma importante indústria para o desenvolvimento econômico e social. É um momento de celebração para quem vive o Carnaval que, em Niterói, representa um importante incremento na cadeia produtiva do turismo”,
Repercussão
“É uma luta nossa, desde 2005. Estamos reativando o Carnaval de Niterói. A princípio, é bom, porque deixa as escolas de samba fora de cabresto eleitoral. Nos dá liberdade para trabalhar, sem dependermos de padrinho político para fazermos o Carnaval. A lei permite que a gente se programe e tenha a certeza de que o Carnaval vai acontecer”, comemorou Luiz Sérgio, presidente da Unidos da Região Oceânica.
“É muito importante. É uma vitória para o samba. É a valorização dos profissionais. Com a verba chegando antes, isso engrandece o Carnaval da nossa cidade. É bom para as comunidades: gera emprego, durante o ano todo”, frisou o vice-presidente da Império de Arariboia.
“Hoje, por conta da dificuldade que o país vive, há a necessidade de um incentivo. A priori, o Estado não é obrigado a intervir no Carnaval, mas sim a iniciativa privada. Como a escola se estrutura para ter ações sociais, é válido o incentivo”, comentou o presidente da galeria da Velha Guarda da Unidos do Viradouro.
Além do investimento nas principais escolas de samba da cidade, fica autorizada, também, a subvenção no valor total de até R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais) para os blocos de carnaval sediados na cidade e para as entidades responsáveis pelos carnavais de bairro, que deverão ser selecionados mediante chamamento público a ser regulamentado.
Leia também:
Carnaval terá incentivo financeiro da Prefeitura de Niterói
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp.