Assinante
A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, anunciou, em vídeo postado nas redes sociais, sua saída do PL. Na cidade, desconfia-se que ela se filiará ao PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin: também pelas redes, a mandatária publicou, antes do vídeo, uma foto em que está reunida com o deputado federal pessebista Eduardo Bandeira de Mello. Na postagem, ela agradece "o carinho e a receptividade" que Bandeira teve com ela. "Em breve estaremos lá novamente!!", prometeu.
Desgastes
Trata-se, afinal, de uma guinada - da extrema-direita para a centro-esquerda. E quem acompanha os bastidores da vida política cabofriense, afirma que a prefeita vem de fato encontrando dificuldades para governar, especialmente no que se refere ao relacionamento com a Câmara de Vereadores.
Magdala teria tido, também, um desgaste após anunciar que cancelaria a já tradicional queima de fogos da virada, com apenas 48 horas de antecedência dos festejos de Ano Novo.
Vale lembrar que, em 2020, ela foi eleita como vice, na chapa do falecido prefeito José Bonifácio e, após a morte do titular, chegou a prometer que não exoneraria os quadros do mandatário anterior. Descumprindo a promessa, Magdala demitiu pessoas ligadas a Bonifácio, nos dias seguintes da gestão.
"Estamos enfrentando tempos desafiadores. A jornada tem sido árdua, com tentativas de desestabilização. Anuncio o meu desligamento do atual partido político. É um passo em direção à liberdade, buscando novas alianças", afirmou Magdala, complementando que "o momento é de reconstruir, plantar a semente da esperança e resistir a todos os ataques".
Xadrez político
Em Cabro Frio, é provável que, no campo da esquerda, a atual prefeita divida votos com o ex-vereador e provável candidato do PT, Rafael Peçanha.
Já pelo PL, pode concorrer o deputado estadual Dr Serginho.
Popular na cidade, o ex-prefeito Alair Corrêa (PMB) desistiu da candidatura para apoiar o parlamentar.