Imagem Principal
Precisamos dar um basta a violência
Precisamos dar um basta a violência
Foto do autor Raymundo Nery Raymundo Nery
Por: Raymundo Nery Data da Publicação: 29 de março de 2024FacebookTwitterInstagram

Se torna importante que em nossa Sociedade Contemporânea aprendamos a conviver com as diferenças e assim evitemos os "ruídos" que tem levado a um verdadeiro contexto de caos e consequentemente a uma verdadeira e irracional "Onda de Violência" que tem maculado sentimentos, reputações, Projetos, Vidas.

Muito nos espanta como podemos ter adentrado nos "portais" do Século XXI , pleno Terceiro Milênio de nossa Civilização regredindo em tantas questões que deveriam ser pontos absolutamente resolvidos em nossa realidade de convívio como o Racismo, a Desigualdade de Oportunidades, a Injustiça como muitos cidadãos são tratados, os Maus Tratos causados em Animais, a contínua Devastação das Florestas , a promoção de Guerras entre tantos outros dissabores que temos sempre observado e que nos faz acreditar que, de fato, ocorreu uma séria e indesejada involução nos costumes e portanto nas relações entre os seres humanos e destes com o Ambiente Natural em seu sentido pleno.

O Ser Humano necessita compreender que não podemos ser algozes de nós mesmos bem como da vida no planeta Terra e sim devemos ser Arautos da Sobrevivência da Vida em nosso planeta de forma consciente com atuações e encaminhamentos que efetivamente nos ajudem a construir caminhos civilizatórios dignos.

Certamente a convivência sempre se demonstra como um grande desafio para todos e necessitamos aprender a cultivarmos incessantemente a Resiliência, a Tolerância e o agir com Fraternidade para que possamos estar cultivando uma "Esfera de Paz e de Respeito " que dignifique todas as formas de vida o que levará a estarmos dignificando nossa própria Espécie humana!

Observando este Mundo Atual entendemos claramente que fracassamos em muitas frentes no que tange a promoção de Relações saudáveis e construtivas a favor do Bem Comum e deixamos nos envolver em perigosa "Rede de Descalabros" que nos tem levado a extremismos ideológicos, religiosos, culturais e políticos que confrontam os mais nobres Valores Humanitários que deveríamos ser os principais defensores.

Se torna imperativo que nas Famílias, nas Escolas, nos Trabalhos, nos Espaços de Convivência passemos a adotar postura positivas em relação ao próximo e a todas as formas de Vida nos entendendo como parte de um Todo e não nos sentirmos como um "Todo" até porque somos profundamente frágeis e dependentes do Ambiente Natural em suas Manifestações que garantam a sobrevivência na Terra.

  Por vezes penso muito na palavra HUMANO ... sermos Seres Humanos quando temos exercido valores e portanto atuado com atitudes bem díspares do que preconiza na sua essência e grande o sentido de Humanidade.

Tenhamos Fé e façamos por onde possamos cada vez mais promover o Bem e descartarmos todas as formas e procedimentos e pensamentos que venham a nos dividir e confrontar enquanto Espécie Humana e que assim unidos mesmo na riqueza de nossas diversidades possamos construir caminhos seguros para a Vida e possamos nos orgulhar no tempo presente e no Futuro de nossas opções e ações a favor de uma existência digna e feliz para todas as formas de Vida.

Precisamos assim dar um basta na Violência e o caminho mais seguro se localiza justamente na forma de tratarmos as situações, de compreendermos as diferenças, de respeitarmos os pensamentos ainda que contraditórios desde que os mesmos não aviltem sob nenhuma forma a Vida e assim estarmos cada vez mais seguros de um Futuro que garanta Paz e ventura para todos!

Professor Doutor Raymundo Nery Stelling Júnior (PhD in Science Education / USA, Master in Administration-Total Quality Management / USA) é Presidente - Chanceler do IFEC - Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (www.ifec.org.br) e Presidente da SOBRAHSP - Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (www.sobrahsp.org.br).

Relacionadas