‘Baía Limpa’ vai retirar 100 toneladas de lixo da Baía de Guanabara
Projeto vai financiar cerca de 20 pescadores de duas colônias tradicionais no Caju e Ilha do Governador
‘Baía Limpa’ vai retirar 100 toneladas de lixo da Baía de Guanabara
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 23 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Conexão Planeta. Reprodução

A empresa de óleo e gás Ocyan, assinou uma parceria com a BVRio para expandir à região portuária do Rio de Janeiro uma iniciativa de coleta de resíduos despejados na Baía de Guanabara. 

Já esta semana a empresa inicia o projeto “Baía Limpa”, que financiará cerca de 20 pescadores de duas colônias tradicionais no Caju e Ilha do Governador. Eles dedicarão dois dias por semana para a ‘pesca’ de resíduos, com a meta de retirar 100 toneladas da Baía de Guanabara em um ano.

A BVRio fará registros dos itens coletados por meio do seu aplicativo de gestão de resíduos KOLEKT, e será responsável por tratar da destinação do lixo e disponibilizar dados sobre quantidade e identificação dos resíduos. 

Assim, será possível monitorar tudo que está sendo coletado e certificar, de forma eficiente, a recuperação dos resíduos com potencial para reciclagem. A entrega do material coletado para separação do conteúdo será na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

A parceria também contribui para a pesca artesanal de toda a região, fortalecendo a comunidade pesqueira, uma vez que possibilita a regeneração das espécies com a retirada e coleta do lixo, bem como favorece a permanência do pescador no mar, seu local de trabalho.

A iniciativa faz parte da plataforma de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan e a parceria com a BVRio é uma das novas iniciativas que a empresa vislumbra para os próximos anos. “Estamos formatando projetos que envolvem o social, o ambiental, educação e diversidade. Essas agendas juntas têm uma potência grande de transformação”, comenta o executivo.

Relacionadas