Imagem Principal
Imagem
Porto Pesqueiro de Niterói será municipalizado ainda este mês
Em Dubai, onde participa de conferência da Organização das Nações Unidas, o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), encontra-se com ministro dos Portos e acelera iniciativa que vai gerar empregos na cidade
Porto Pesqueiro de Niterói será municipalizado ainda este mês
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 03 de dezembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/PrefDeNiterói

O Porto Pesqueiro de Niterói será municipalizado ainda este mês. 

A garantia foi dada ontem, pelo ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, ao prefeito Axel Grael (PDT). 

Eles se encontraram em Dubai, onde acompanham a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

"O terminal de pesca do Barreto aquecerá este que é um dos mais tradicionais setores da economia de Niterói, gerando oportunidades de negócios e empregos", disse Axel. 

O prefeito lembrou que o Porto Pesqueiro só poderá entrar em operação porque a prefeitura está iniciando a dragagem do Canal de São Lourenço, que também beneficiará a indústria naval.

"Estamos investindo na dragagem do canal para criar negócios e empregos nestas duas importantes áreas da nossa economia. 

A obra deveria ser feita pelo Governo Federal, mas não podemos mais esperar. Temos que utilizar os recursos dos royalties em obras estruturantes, que viabilizem negócios em outros setores, garantindo a solidez econômica do município", ressaltou o prefeito, que também participou de uma mesa de debates com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

"Marquei com o ministro Jader uma reunião de trabalho em Brasília. 

Ele se mostrou disposto a analisar nossos projetos habitacionais", contou o gestor, que também discutiu com o Governo Federal a possibilidade de investimento no Programa Retrofit, que prevê a revitalização de prédios no Centro para utilização residencial.

COP

O prefeito Axel Grael teve mais um dia de agenda intensa em Dubai, ontem. 

Pela manhã, ele se encontrou com Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York e fundador da empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro que leva seu nome. 

O evento reuniu, aproximadamente, 100 prefeitos de todo o mundo para discutir o papel das cidades, nas ações contra as mudanças climáticas.

Axel Grael também teve uma reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, e com a vice-presidente, Anabel González. 

No encontro, tratou de uma parceria técnica na área de gestão fiscal do município, reconhecida como referência no País.

No painel promovido pela CGLU, organização internacional que reúne municípios e governos locais, Axel Grael representou os prefeitos da América Latina e falou sobre os investimentos em contenção de encostas e na estruturação da Defesa Civil de Niterói.

O prefeito Axel Grael está na COP acompanhado pelos secretários municipais Luciano Paez, do Clima; Walace Medeiros, de Defesa Civil, e Katherine Azevedo, do Escritório de Gestão de Projetos.

Dragagem

O objetivo da Prefeitura de Niterói é que o Terminal Pesqueiro da cidade possa ser instalado, aproveitando-se o espaço e a infraestrutura já existente e que chegou a ser inaugurado há 10 anos pelo governo federal e nunca operacionalizou a comercialização e a distribuição do pescado.

A ideia do projeto chegará a reboque da obra de dragagem do canal São Lourenço, que recebeu a aprovação definitiva da licença ambiental e está em fase de abertura de licitação.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no Whatsapp. 
 

Relacionadas