Imagem Principal
Imagem
Porque 1º. de abril é o dia da mentira
A data surgiu há quase seis séculos por causa de uma briga de calendário
Porque 1º. de abril é o dia da mentira
Foto do autor LAM LAM
Por: LAM Data da Publicação: 01 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Uma outra ponte Rio-Niterói, mentira inventada pela Inteligência Artificial

Foi o seguinte.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. 

Encrenqueiros, alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, quando o começava em 1 de abril. 
Gozadores e fofoqueiros e, geral passaram então a ridicularizá-los por toda a Europa. Enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou “A Mentira”, um jornal temporário lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro I, desmentida no dia seguinte. 

“A Mentira” saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para uma anistia de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Mentiras famosas

A atriz Fernanda Montenegro e Mariana Fonseca apareceu na capa do Jornal Cruzeiro do Sul[2] exibindo sua conquista: Uma estatueta do Oscar por melhor atriz.

Na mesma página, havia notícias como: a elevação do salário-base do operário brasileiro para R$ 3 mil em razão da "crescente oferta de emprego", inauguração da Universidade Pública de Sorocaba, contratação do jogador Ronaldinho pelo São Bento, o Rio Sorocaba com as águas azuis e um pescador exibindo um dourado de 7 quilos no trecho urbano.

O rendimento da poupança a 20% ao mês, e o dólar a R$ 0,50 abriam a seção econômica. A capa "verdadeira" havia sido transferida para a página 2. As "falsas" notícias, no entanto, renderam muita leitura. 

O jornal britânico The Independent, publicou que Portugal vendeu o futebolista Cristiano Ronaldo a Espanha por 160 milhões de euuros. 

O Google anuncia o Google Nose, uma ferramenta para transmitir cheiros. Segundo o site, bastava aproximar seu nariz da tela por alguns segundos. O botão "Cheirar" aparece em algumas pesquisas Google, como "Cachorro molhado" ou "Fralda", e o botão "Compartilhar" permite divulgar o cheiro em sua conta Google Plus.

 

Relacionadas