Assinante
Localizada às margens da Baía de Guanabara, a Praia das Pedrinhas é um dos destinos mais procurados pelos gonçalenses e habitantes de outras cidades que integram o Leste Fluminense. Cercada por pescadores, o local, situado no bairro do Boa Vista, é um verdadeiro point para quem procura momentos de lazer e descontração.
A TRIBUNA esteve no local e mostra os seus principais pontos.
História e conexão com os pescadores:
A Praia das Pedrinhas surge no século XVI, como uma espécie de porto de escoamento para as embarcações vindas da Baia de Guanabara. Importante ressaltar que o ciclo do Pau-Brasil foi muito importante para esta região que se autodominava como Ibirapitanga.
Com o passar do tempo, a Praia das Pedrinhas passou a ter a devida consolidação, principalmente entre as décadas de 1950 e 1980. No entanto, o local passou a ser palco de abandono e esquecimento pelas autoridades gonçalenses, necessitando de toda proteção e o cuidado preciso.
De 2013 pra cá, o local passou grandes revitalizações. Ganhou áreas de recreação para os pequenos, surgimento de novos comércios e sem contar a identificação com os pescadores que nunca deixou de existir. Inclusive, a área conta com a imagem e a capela de São Pedro, santo protetor dos pescadores. Para celebrar, cerca de duas vezes por ano, acontecem festejos tradicionais em homenagem à Iemanjá.
O Antônio Soares, que é pescador, fala da importância da capela para os pescadores. “Eu moro aqui há 50 anos e fico tranquilo na hora de realizar qualquer trabalho de pesca, temos a proteção de São Pedro. Isso pra mim importa muito, pois apesar das mudanças que sofremos com o passar do tempo, a identificação com o pescador permanece”, relatou.
Cultura:
Além da conexão com os pescadores, a Praia das Pedrinhas conta com a cultura e a gastronomia local a seu favor. Recentemente, a Prefeitura idealizou os projetos do Cidade Ilustrada, idealizado pelo artista Marcelo Eco, e presente nos principais viadutos que integram a cidade.
A pintura do local, por exemplo, conta com a beleza do famoso pôr do sol, peixes, pescadores e caranguejos. O objetivo é de desenvolver uma iniciativa que proporcionasse um ambiente agradável, além de conscientizar a população sobre a necessidade de conservar os locais públicos.
A manicure Claudia Sales, que é moradora de Niterói e que estava de passeio pelo local, afirma que ficou encantada com a pintura representativa. “Eu moro em Niterói, mas não deixo de vir à Praia das Pedrinhas. Toda vez que desço do ônibus e me deparo com esse paredão, eu fico encantada. É algo que representa a cultura do local”, ressaltou.
Juntamente com as artes gráficas e áreas de recreação que integram o espaço, a Praia das Pedrinhas conta com os inúmeros comércios locais, que são rodeados de iguarias do mar como o peixe e o camarão, sem contar aquela gelada que não pode faltar.
O Marcelo Correa, que é empresário, fala sobre a importância dos comércios locais para a região. “Confesso que nunca vi tanto investimento e coisa boa por aqui. Pra mim e para a minha família isso aqui é o verdadeiro refúgio, as vezes minha filha chega do trabalho e fala que se sente em paz quando vem pra cá. É um verdadeiro refúgio para os problemas do dia a dia”, afirmou.
Prefeitura promete mais investimento para a região:
Procurada por A TRIBUNA, a Prefeitura de São Gonçalo informou que a Praia das Pedrinhas recebe constantemente serviços de conservação e paisagismo. O local está recebendo uma atenção especial desde maio, com projetos do Cidade Ilustrada - criado pelo artista Marcelo Eco e executado por artistas locais -, reforma da quadra principal, nova iluminação no oratório de São Pedro e na imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A Secretaria de Gestão Integrada e Projeto Especiais criou um projeto de revitalização da orla da Praia das Pedrinhas que será viabilizado através de recursos federais.
Para diminuir a poluição das águas e dos manguezais, o projeto contempla canteiros pluviais para filtrar a água da chuva, proveniente das áreas impermeabilizadas, além de uma ecobarreira no mar, para a contenção e remoção de resíduos sólidos flutuantes.
A cobertura por árvores será um detalhe importante do projeto, com o plantio de espécies nativas e adaptadas ao ecossistema da Praia das Pedrinhas. Outro ponto de destaque é a criação de uma área específica para colônia de pescadores, com pier e rampas para barcos.
O comércio local também será valorizado com a implantação de um polo gastronômico, com a possibilidade de utilização da área pública aos fins de semana, da nova área de decks com pergolado e tanques de areia elevado, de onde os frequentadores possam desfrutar do ambiente de praia mesmo durante a maré alta.
O projeto foi encaminhado para a Caixa Econômica Federal para análise. A Prefeitura aguarda o retorno da Caixa para iniciar o processo de licitação.