Imagem Principal
Imagem
Polícia inicia operação para combater a traficantes que aliciam menores
Em entrevista ao jornal A Tribuna, socióloga afirmou que a idade média de ingresso no crime é de 13 anos e 6 meses de idade
Polícia inicia operação para combater a traficantes que aliciam menores
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 10 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói iniciaram a "Operação Infância Protegida", para intensificar o combate a facções criminosas que cooptam crianças e adolescentes para atuar no tráfico de drogas, em Niterói. Os agentes monitoram os criminosos que aliciam os menores e buscam identificar todos os envolvidos.

Para iniciar a operação, a equipe da DPCA Niterói capturou, nesta segunda-feira (10), um traficante da comunidade do Rato Molhado, em Itaipu, Região Oceânica da cidade. Ele foi localizado na residência de seu pai.

Segundo os agentes, o homem, de 26 anos, possui 14 anotações criminais e é conhecido da polícia desde os 15 anos, quando furtou o interior de uma residência, em Itaboraí. Ainda adolescente, ele foi apreendido em flagrante por envolvimento em delitos como tráfico e porte de arma de fogo de uso restrito.

 

Foto: Reprodução

 

Já adulto, o autor associou-se de vez ao tráfico de drogas, exercendo diferentes funções na estrutura da facção, além de praticar roubos em coletivos. Ele chegou a ser preso em flagrante em agosto do ano passado, na comunidade em que atuava, na Região Oceânica de Niterói. Já em liberdade, após tomar ciência de mandado de prisão em seu desfavor, buscou refúgio na casa do pai, onde foi encontrado.

As ações da "Infância Protegida" ocorrerão periodicamente e foram iniciadas após o jornal A Tribuna denunciar que oito menores de idade foram flagrados trabalhando para o tráfico de drogas em um mês. O objetivo da Polícia Cicivl é coibir esta prática criminosa que afeta diretamente a infância e juventude de menores do município de Niterói.

Em entrevista, a socióloga e professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carolina Grillo, afirmou que a idade média de ingresso no crime é de 13 anos e 6 meses de idade, de acordo com relatório da Unicef. Ela observou em seus trabalhos com criminosos do Comando Vermelho, que a maioria dos traficantes haviam ingressado no crime quando ainda crianças ou adolescentes.

 

Carolina Grillo, socióloga e professora da UFF Foto: Divulgação

 

"É muito raro que alguém ingresse no tráfico de drogas quando já adulto. É um ingresso muito precoce, em uma idade em que os meninos ainda não têm autonomia e formação para tomar suas decisões. Eles não estão sendo devidamente protegidos", disse a Coordenadora do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI).

Relacionadas