Assinante
Visando a segurança dos participantes e a ordem pública durante a Parada do Orgulho LGBTI+, a Secretaria de Estado de Polícia Militar empregará mais 850 agentes na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, no domingo (19).
Durante o evento, os policiais militares do 19º BPM, unidade responsável pelo policiamento de Copacabana, além de equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Regimento de Cavalaria Enyr Cony dos Santos (RCECS) e do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidões (RECOM), estarão posicionados ao longo da Praia de Copacabana e nas principais vias de acesso ao evento.
O Grupamento Aeromóvel (GAM) acompanhará os trios elétricos em tempo integral utilizando helicópteros tripulados e drones, produzindo imagens em tempo real sobre toda a movimentação na área do desfile. Além das imagens geradas pelas aeronaves, haverá policiais militares atuando com câmeras corporais, todas conectadas ao sistema de monitoramento do CICC.
Além do reforço no policiamento, a Operação Verão acontecerá integralmente com policiais militares empenhados em toda a orla carioca, com equipes circulando em quadriciclos, viaturas e motocicletas.
Todo o esquema de policiamento foi apresentado à organização do evento na última terça-feira, na sede do 19º BPM.
Prefeitura prepara esquema especial
A Prefeitura do Rio apoia a 28ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2023 e reunirá vários órgãos na Avenida Atlântica, durante o evento que será realizado neste domingo (19).
A concentração será na Avenida Atlântica, pista da orla, na altura da Rua Sá Ferreira (posto 5), a partir das 11h. O desfile está programado para iniciar às 15h e irá percorrer a Avenida Atlântica até a Rua Rodolfo Dantas.
A partir das 9h, equipes da Prefeitura estarão em uma tenda montada na altura da Rua Souza Lima. No local, o município levará serviços para a população, prestando atendimentos, vacinando, dando esclarecimentos e distribuindo material informativo.
A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS) estará disponível para atendimento à população na tenda da Prefeitura. Entre as atividades, a coordenadoria oferecerá um ponto para recebimento de denúncias com atendimento jurídico para cidadãos, além de realizar inscrição para todos os programas desenvolvidos pela Coordenadoria. A CDS também fará distribuição de folhetos e outros materiais de informação.
Também no local a Coordenadoria de Diversidade Sexual irá realizar a distribuição de preservativos, fornecer informações gerais sobre o assunto também e sobre o projeto Garupa, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que visa a desconstruir as barreiras de acesso de pessoas LGBTI+ à saúde.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente na parada LGBTI+ neste domingo, das 9h às 15h. No evento, em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual, serão disponibilizados estandes de promoção da saúde, oferecendo informações sobre cuidados sexuais e reprodutivos, de combate à sífilis; controle do tabagismo e derivados fumígenos (dispositivos eletrônicos); distribuição de preservativos internos e externos; orientações sobre o uso do PrEP e PEP; dicas de cuidados com a alimentação e com as ondas de calor ; e vacinação com os imunizantes contra covid-19, influenza, hepatite e também a antitetânica.
As interdições de trânsito, realizadas pela CET-Rio, serão feitas por etapas. A primeira será iniciada às 23h30 de sábado (18) com a interdição da Avenida Atlântica, pista junto à orla, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Miguel Lemos, para o posicionamento dos trios elétricos. Às 7h da manhã de domingo será implantada a Área de Lazer da Avenida Atlântica, pista junto à orla, como ocorre aos domingos e feriados.
A partir das 10h está prevista a interdição da Avenida Atlântica, pista das edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel, além de seus acessos, em caso de ocupação da via pelo público.
A Área de Lazer da Avenida Atlântica, bem como a interdição da pista junto às edificações, serão mantidas até o término do evento, a desocupação da via pelo público e a limpeza das pistas, com a liberação ao tráfego de veículos prevista até 23h. A inversão de mão da Avenida Atlântica, pista das edificações, funcionará em seu horário habitual, das 7h às 18h.
A operação de trânsito contará com 80 agentes, entre guardas municipais, operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios.
As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos, e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. Painéis de mensagens variáveis informarão sobre a interdição da Avenida Atlântica e as condições de tráfego nas vias do entorno.