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Pista exclusiva para os caminhões
Pista exclusiva para os caminhões
Foto do autor Jourdan Amóra Jourdan Amóra
Por: Jourdan Amóra Data da Publicação: 06 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram

As autoridades federais e estaduais precisam analisar a possibilidade de implantação de pistas exclusivas para a rodagem de caminhões pesados pelas rodovias de longa extensão, como fórmula de evitar a perigosa disputa entre eles e os veículos mais leves, causando questões como obstrução das estradas e gerando vítimas, além de representar maior desgaste do piso asfáltico.

‘Todo planejamento inovador tem de ser precedido de avaliações como, por exemplo, quais os pontos de destino e de partida de maior solicitação e mais ampla utilização das pistas. Para sair dos corredores viários, estes veículos precisarão valer-se de acessos adequados à direita ou à esquerda para complementar as viagens de menor duração.  

Não temos dados oficiais, mas os caminhões são os maiores responsáveis por acidentes que geram grandes interdições como uma extensa carreta que, por quase uma semana, ficou tombada na descida da Serra das Araras ou a sequência de caminhões que perdem os freios nos declives, como tem acontecido na descida da Caixa D´Agua na RJ-106, acometendo mais de 10 veículos à chegada na parte baixa, que é a Alameda.

Ocorrem muitos choques de carretas ou de veículos leves com os caminhões, com os mais pesados atravessando as pistas no sentido contrário.

À luz do conhecimento dos problemas, cabe às autoridades a busca de soluções. Houve a inovação de ciclovias nas cidades, mas não a definição dos caminhos de direção para as motos que ‘zigue zaqueiam’ entre carros e caminhões. (Na próxima edição: os comboios de minérios).

 

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