Assinante
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta-feira (21), 16 pessoas na 2ª fase da Operação Oasis 14, com forte atuação em Niterói. A ação tem como objetivo desmontar uma organização criminosa responsável por fraudes contra o sistema financeiro nacional.
Cerca de 140 agentes cumpriram 26 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão em oito cidades do Rio de Janeiro e também em São Paulo. Em Niterói, foram 10 mandados de prisão, além de oito em São Gonçalo, quatro no Rio, dois em Nova Friburgo e outros em São Pedro da Aldeia, Saquarema, Itaboraí e na capital paulista.
As investigações começaram em maio de 2024 e revelaram um esquema que envolvia mais de 330 empresas de fachada, seis funcionários da Caixa Econômica Federal e quatro de bancos privados. Pessoas de baixa renda eram usadas como “laranjas”, e até “fantasmas” foram incluídos como sócios de companhias fictícias. O grupo simulava movimentações financeiras, usava imóveis reais como fachada e abria contas e empréstimos fraudulentos com ajuda de bancários.
A Caixa colaborou na apuração e apontou pelo menos 200 operações de crédito irregulares, que causaram um prejuízo documentado de R$ 33 milhões ao banco. No total, o rombo ao sistema financeiro pode chegar a R$ 110 milhões.
Segundo a PF, apesar de a operação mencionar também programas sociais, o foco da quadrilha era a fraude bancária. O prejuízo em benefícios sociais é considerado pequeno diante do esquema financeiro.
Durante as buscas, em São Pedro da Aldeia, um dos investigados foi preso em flagrante após os policiais encontrarem um revólver com seis munições em sua casa. Ele responderá também por posse ilegal de arma.
Até o fim da manhã, a PF havia confirmado 16 prisões. Os alvos vão responder por organização criminosa, estelionato, crimes contra o sistema financeiro, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Lista de mandados de prisão, por cidades:
Niterói/RJ - 10
São Gonçalo/RJ - 8
Rio de Janeiro/RJ - 4
Nova Friburgo/RJ - 2
São Paulo/SP - 1
São Pedro da Aldeia/RJ - 1
Saquarema/RJ - 1
Itaboraí/RJ - 1
Total: 28 mandados de busca e apreensão.