Assinante
Entrar
Cadastre-se
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (4), pelo Instituto Pólis e pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), mostra que sete em cada dez brasileiros já sofreram com a mudança climática. Chuvas fortes, alagamentos e calor intenso estão entre os principais problemas.
O levantamento foi realizado presencialmente, entre 22 e 26 de julho deste ano. Com 2 mil respostas, a pesquisa teve base nas cinco regiões do Brasil, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Para 84% dos entrevistados, as principais preocupações são: fortes chuvas, falta d’água, ondas de calor, ciclones e queimadas. A pesquisa revelou, também, a porcentagem da frequência com a qual os participantes foram afetados: chuvas muito fortes (20%); seca e escassez de água (20%); alagamentos, inundações e enchentes (18%); temperaturas extremas (10%); apagão de energia (7%); ciclones e tempestades de vento (6%); e queimadas e incêndios (5%).
Para 98% dos entrevistados, o medo de uma nova catástrofe climática ainda existe. Já para 84%, o investimento em fontes renováveis é fundamental para mudar a situação.