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Pesquisa da UFF aponta ações para melhorar o transporte rodoviário
Modal mais utilizado no país tem as maiores probabilidades de apresentar os piores índices de desempenho
Pesquisa da UFF aponta ações para melhorar o transporte rodoviário
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Por: A Tribuna Data da Publicação: 20 de agosto de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) analisou o desempenho dos transportes, para identificar deficiências e levantar ações e os respectivos efeitos na melhoria do modo rodoviário. 

O levantamento também visa auxiliar o direcionamento das políticas governamentais no setor. Ainda que a transferência para outras formas de transporte demande projetos de longo prazo e grandes investimentos governamentais em infraestrutura, o estudo indica que a integração com modos aquaviário e ferroviário traria benefícios econômicos, ambientais e sociais e preservaria as rodovias.

Segundo dados da Confederação Nacional de Transporte (CNT/2023), 65% das cargas e 95% dos passageiros são transportados via rodovias. Outro estudo da CNT avaliou o estado geral da malha rodoviária brasileira, com base em mais de 110 mil quilômetros de estradas pavimentadas. 

Do total, 67,5% foram classificados como regular, ruim ou péssimo e apenas 32,5% foram avaliados como ótimo ou bom. Tais números revelam uma leve piora nos resultados em comparação com 2022, que apresentavam, respectivamente, 66,0% e 34,0% nos mesmos índices de classificação.

A pesquisa realizada considerou ações de cunho tecnológico (veículos e fontes de energia) e gerencial (público e privado) e os impactos nas variáveis econômicas, ambientais e sociais, para identificar vantagens e deficiências nos modos e alternativas de transporte. Os dados revelaram que, apesar de ser o mais utilizado no país, o modo rodoviário apresentou os piores índices de desempenho nesses quesitos.

“Utilizamos o tripé econômico, social e ambiental para fazer a avaliação. Sempre com base em indicadores, de preferência quantitativos, para podermos ter uma base de referência e comparação com mais facilidade”, disse o professor de Administração da UFF e coordenador da pesquisa, Ilton Curty Leal Junior.

Como parte da pesquisa, o artigo “Evaluating the sustainability of urban passenger transportation by Monte Carlo simulation”, publicado na revista “Renewable and Sustainable Energy Reviews”, realiza uma análise das alternativas de transporte no trecho entre Rio de Janeiro e Niterói, com foco no deslocamento de passageiros. A avaliação foi feita aplicando a simulação de Monte Carlo (SMC) - método que possibilitou obter a probabilidade dos desempenhos em relação à sustentabilidade.

“Com base em valores aleatórios que as variáveis consideradas podem assumir, a simulação de Monte Carlo fornece vários resultados possíveis de desempenho e a probabilidade de cada um deles acontecer. Os diferentes resultados obtidos possibilitam a formação de curvas de probabilidades. A partir do momento que temos as curvas, podemos estabelecer o intervalo de desempenho de cada alternativa de transporte” explicou o docente.

A pesquisa completa pode ser vista neste link.

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