Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou, nesta quinta-feira (1), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), relativa a janeiro. Ela mostrou que o percentual de famílias inadimplentes (com dívidas em atraso) caiu pelo quarto mês consecutivo e atingiu 28,3%, o menor nível desde março de 2022.
A tendência de queda da inadimplência também é vista pela redução do percentual de famílias que não terão condições de pagar dívidas, que é o grupo mais complexo dos inadimplentes, mostrando uma queda persistente nos últimos três meses.
Nas modalidades de crédito, o cartão de crédito obteve a maior participação no volume de endividados no mês, sendo utilizado por 86,8% do total de devedores. Contudo, teve redução no mês pela segunda vez, mas aumentou na comparação com o mesmo mês do ano passado, quanto atingiu 85,8%.
No primeiro mês de 2024, o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer foi de 78,1%. Houve um aumento de 0,5 ponto percentual (p.p.), em relação a dezembro, e de 0,1% no comparativo com janeiro do ano passado.
Porém, entre as famílias de classe média, que têm rendimento entre cinco e dez salários mínimos, houve queda de 1,9 p.p., perante dezembro, e 0,8 p.p., na comparação com janeiro de 2023. O percentual foi de 76,4%.
A análise completa da Peic e a série de 12 meses estão disponíveis neste link.