Imagem Principal
Imagem
Parque Estadual Serra da Tiririca tenta combater chamas pelo 3º dia seguido
Administração do parque espera que a chuva ajude no combate ao incêndio
Parque Estadual Serra da Tiririca tenta combater chamas pelo 3º dia seguido
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 09 de agosto de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ INEA

O combate ao incêndio na vegetação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado na Região Oceânica de Niterói, entrou em seu terceiro dia. 

De acordo com o perfil oficial da unidade de conservação nas redes sociais, o incêndio pode ter sido causado por uma queda de balão, em uma área de difícil acesso, na face leste do Morro das Andorinhas.

“Diferentes modelos de previsão do tempo indicam chuva para a madrugada de sexta e durante o sábado. Vamos torcer para que venha a chuva”, afirmou a administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca no Instagram.

Foto: Divulgação/ INEA

Na última quarta-feira (07), a unidade de conservação foi alvo de um princípio de incêndio em sua vegetação.

Relembre: https://atribunarj.com.br/materia/parque-estadual-da-serra-da-tiririca-e-alvo-de-incendio

De acordo com a administração pelas chamas terem acontecido próximo a um terreno com alta declividade, o combate direto ao fogo no solo tornou-se quase impossível. 

Por disso,  o acionamento de helicópteros do Corpo de Bombeiros.

Já nesta quinta-feira (08), alguns visitantes se voluntariaram para ajudar a subir o saco costal, equipamento que armazena 20 kg de água, para ajudar no combate às chamas.

Outras áreas de vegetação também são atingidas 

Incêndio na Rua Doutor Celestino, no Centro de Niterói - Foto: Reprodução

Também nesta quarta-feira (07), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata localizada atrás da Rua Dr. Celestino, nas proximidades da oficina automotiva Widman, no Centro de Niterói.

O incêndio foi avistado pelos moradores, que relataram terem visto o fogo de longe. 

As chamas se espalharam rapidamente pela vegetação, gerando uma densa fumaça que pôde ser vista de pontos da cidade. Relatos dão conta de que as chamas teriam começado após uma pessoa ter ateado fogo em lixo no local.

Já na noite desta quinta-feira (08), uma área de mata às margens da RJ-104, na altura do bairro Caramujo, foi alvo de um incêndio. Motoristas que passaram pelo local, tiveram que redobrar as atenções no trânsito. Não houve feridos.

Estado tem quase 12 mil ocorrências de incêndio em vegetação

Foto: Divulgação/ INEA

Os recentes incêndios em áreas verdes de Niterói não são fatos isolados. O estado do Rio de Janeiro bateu a triste marca de 11.909 ocorrências de fogo em matas.

As informações são da Secretaria Estadual de Defesa Civil, obtidas com exclusividade pelo jornal A TRIBUNA, com base nos últimos sete meses. 

Em Niterói, foram registradas 324 ocorrências.  São Gonçalo obteve 524 registros de focos de incêndio. Já a cidade de Maricá registrou cerca de 423 ocorrências de chamas em vegetação.

Em Itaboraí, foram registrados 199 casos. Por fim, o município de Rio Bonito obteve 97 focos de incêndio.

Defesa Civil de Niterói alerta sobre riscos

Nesta semana, a Defesa Civil de Niterói emitiu um alerta para o risco de fogo em vegetação.

“Devido a continuidade da ausência de previsão de chuva nos próximos dias para a cidade de Niterói e os baixos valores de umidade relativa, o Risco de Fogo em Vegetação será alterado para ALTO. 

 

"Por isso, não coloque fogo em lixo; não solte balões; não jogue guimba de cigarro aceso próximo a vegetação. 

"Ajude a preservar as áreas verdes da nossa cidade. Permanecemos no monitoramento e enviaremos informes conforme necessidade e atualizações (Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199)”, ressaltou o órgão por meio de nota.

Relacionadas