Imagem Principal
Imagem
Pampa, campeão olímpico de vôlei, morre aos 59 anos
Pampa estava internado desde de março lutando contra um câncer no sistema linático
Pampa, campeão olímpico de vôlei, morre aos 59 anos
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 07 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

A Confederação Brasileira de Vôlei confirmou, nesta sexta-feira, o falecimento de André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, aos 59 anos, em decorrência de complicações pulmonares causadas por um câncer. O ex-jogador foi campeão olímpico em 1992, em Barcelona.

Pampa estava internado na Beneficência de São Paulo desde o mês de março. O jogador lutava contra um linfoma, câncer do sistema linfático, e teve complicações pulmonares devido a uma reação à quimioterapia.

"Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira. Além da medalha de ouro em Barcelona 1992, primeiro título olímpico do vôlei brasileiro, Pampa conquistou a Liga Mundial de 1993 e foi prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 com a seleção brasileira", escreveu a CBV.

Além da Seleção Brasileira, o jogador atuou por diversos clubes no Brasil, como Palmeiras, Suzano e Santa Cruz, ainda jogou na Itália e no Japão. Depois de encerrar sua carreira no vôlei, trabalhou na política.

"Pampa foi um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial", lamentou Radamés Lattari, presidente da CBV.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) também lamentou a morte de Pampa.

"O Comitê Olímpico do Brasil (COB) externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento do campeão olímpico de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, nesta sexta-feira (07), vítima de um câncer.

Pampa nasceu no dia 24 de novembro de 1964, no Recife, em Pernambuco. Atleta de vôlei, ele conquistou a medalha de ouro com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, o primeiro título olímpico do vôlei nacional. Além disso, Pampa foi campeão da Liga Mundial de 1993 e medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Havana 1991 com o Brasil", diz trecho da nota.

O presidente do COB, Paulo Wanderley, também se pronunciou. “Pampa é uma referência do voleibol brasileiro e sempre vestiu a camisa da seleção com muita garra e talento. A conhecida geração de ouro do nosso vôlei perde um de seus grandes integrantes, mas o legado do Pampa no vôlei vai permanecer para sempre inspirando outras gerações”, enfatizou Paulo, que esteve na delegação brasileira em Barcelona 1992 como treinador do judô.

Com informações da Gazeta Esportiva

Relacionadas