Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 8 de junho de 2024
PAINEL
PAINEL: 8 de junho de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 08 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Protesto na UFF/Reprodução

UFF: O ANO ESCOLAR PERDIDO

Terminaram ontem as inscrições para o próximo Enem, a ser realizado de três a oito de novembro, mas os aprovados no exame anterior chegaram à metade do ano sem o privilégio de contar com aulas permanentes, perdendo o primeiro semestre de estudos, em função da greve iniciada logo no início do primeiro semestre letivo.

Com cortes de verbas, a UFF está com as contas de luz atrasadas, mas a falta de luz em salas vazias não é o problema mais sério. A administração admite que só dispõe de recursos para manter o funcionamento da Universidade até setembro, mesmo com a economia de luz nas salas vazias.

Há total insensibilidade diante do prejuízo para os alunos.

A ‘luz no fim do túnel’ vai ser difícil de se enxergar, pois a demorada negociação entre Governo e grevistas só será ensaiada na terça-feira, dia 10, em Brasília.

Se os alunos estão preocupados, isto não acontece com as autoridades federais, indiferentes aos prejuízos com gastos de manutenção de uma instituição que não está cumprindo a sua função básica.

ARTERIS PODE PERDER CONCESSÃO DA BR-101

A paralisação das obras de duplicação dos 22 km da rodovia Niterói-Manilha, iniciadas em oito de abril de 2019 poderão resultar na suspensão da concessão da Arteris Fluminense, concessionária da BR-101.

Ao anunciar a obra de 22 km - cerca de 10 km foram executadas -, a empresa disse da importância da criação da 3a. faixa de rolamento para melhorar a circulação de 100 mil veículos.

Igual situação ocorre com a lentidão das obras da nova subida da Serra de Petrópolis, o que motivou ação da Justiça Federal, visando cassar a suspensão da concessão atribuída à Concer.

MANILHA:  O PROBLEMA

A Arteris já reconheceu a gravidade da questão rodoviária na região do Trevo de Manilha e chegou a admitir realização de obras para reformular o sistema de cruzamentos viários em torno do Trevo.

Nos feriadões, a viagem Rio-Itaboraí sofre retenção tanto dos veículos oriundos para quem se dirige ao norte, via BR-101, quanto no cruzamento com o tráfego oriundo de São Gonçalo, através da RJ-104.

A situação tende a se agravar quando for concluído o prolongamento do Arco Metropolitano, antes projetado para se prolongar até a orla, passando por Manilha.

SOLUÇÕES SIMPLES

Para desafogar o tráfego seria necessário projetar o acesso ao Arco Metropolitano com um "braço viário" no sentido de Varandinha (Itaboraí) e de Guaxindiba (São Gonçalo).

Já para o tráfego da BR-101 e da RJ-104, a saída é um acesso - antes da chegada ao Trevo - no sentido de Itaboraí, passando por detrás do Shopping e seguindo por via existente para dar acesso ao Contorno de Itaboraí, diminuindo o tráfego em Varandinha, sub bairro junto ao trevo de acesso a Itaboraí.

TENSÃO NA ÁSIA E EM CUBA

O governo russo reagiu ao anúncio das remessas de armas de países europeus para reforçar as forças da Ucrânia, ante uma suposta utilização delas para atacar o território russo.

Vladimir Putin disse: "Se eles pensam ser possível enviar armas de guerra para atacar nosso território e criar problemas para nós, teremos o direito de enviar nossas armas para regiões ameaçadoras".

A atuação bélica, envolvendo as grandes potências é agravada por presença mais forte de tropas norte-americanas em apoio aos nacionalistas de Tawian que querem barrar a ação da Rússia, visando a reintegração ao seu território da antiga Ilha, dominada por Chiang-Kai-Sheck.

Em contrapartida à proteção dos EUA à Ilha asiática, a Rússia decidiu enviar navios e aviões para Cuba, país comunista que esteve ameaçado de invasão no governo de John Kennedy (1962).    

HAJA SEDE

A Nitrans promoveu licitação para comprar quatro mil galões de 20 litros de água para consumo da sua sede administrativa no Centro de Controle Operacional do Túnel Charitas - Cafubá.
É a quantidade estabelecida para o consumo de um ano, o que equivale a um gasto mensal de 334 galões, ou sejam, 6.680 litros.

FESTA EM APARECIDA

Após meses de obras e interdição do acesso ao Porto de Itaguaçu, com sua importante Igreja, os dirigentes do Santuário Nacional de Aparecida marcaram para o dia primeiro de julho a inauguração das obras de melhoria.

O local é sagrado porque marca a ampliada devoção à Nossa Senhora Aparecida. quando os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso resgataram, nas águas do Rio Paraíba, uma imagem da Virgem Maria, sem a cabeça. Para surpresa, o lamento pela escassez de peixes foi substituída por uma grande pescaria que abarrotou o barco, forçando-os a se dirigirem ao Porto de Itaguaçu.

O episódio ocorreu em outubro de 1.717.    

LIBERDADE DE IMPRENSA

Há 47 anos, cerca de três mil jornalistas fizeram parte de algo marcante, na luta contra a censura. No dia 7 de junho de 1977, esses profissionais assinaram um manifesto contra todas as formas de cerceamento à imprensa, durante o regime militar, que, até então, estava no poder há 13 anos. Tal documento foi publicado no Boletim da Associação Brasileira de Imprensa e, histórico, é uma das - se não a maior - maiores manifestações coletivas contra a censura, na história da imprensa brasileira, que nasceu no início de 1800, com Hipólito José da Costa, em Londres. O Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, 7 de junho, busca relembrar momentos sombrios na história do jornalismo brasileiro, visando não repeti-los, além de combater as violências sofridas pelos jornalistas até hoje, com novas ameaças, com a fácil propagação de “fake news” na Internet, ou até velhas, como o cerceamento à liberdade da profissão.

ADEUS A PAMPA

A Confederação Brasileira de Vôlei confirmou, nesta sexta (7), o falecimento de André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa. Ele morreu, aos 59 anos, por conta de complicações pulmonares causadas por um câncer. Campeão olímpico em Barcelona, Espanha, em 1992, Pampa estava internado na Beneficência de São Paulo desde março, lutando contra um linfoma - câncer do sistema linfático - e teve complicações pulmonares devido a uma reação à quimioterapia.

Relacionadas