Assinante
LICITAÇÃO ADIADA
A Câmara Municipal de Saquarema decidiu adiar “sine die” a licitação para contratar uma empresa para prestação de serviços de segurança pessoal armada, através de agentes capacitados visando a proteção dos vereadores. O pregão estava marcado para acontecer na última quinta-feira, 06. Não foi explicado o motivo do adiamento.
A intenção do Legislativo de contratar seguranças particulares causou repercussão negativa na cidade, já que para isso, os parlamentares contam com a Polícia Militar.
ALERTA EM RIO BONITO
Os moradores de Rio Bonito agora tem como se prevenir de enchentes e receber alertas de temporais. A Defesa Civil do Município orienta aos cidadãos para enviarem uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 com o CEP da localidade. O envio do SMS é gratuito e assim, segundo o órgão, ficará mais fácil para o cidadão saber quando levar o guarda-chuva.
GAROTO PROPAGANDA
Depois que encerrou o mandato de prefeito de Maricá, Fabiano Horta agora tem um novo emprego: garoto-propaganda da sua loja para Pet’s e produtos para piscinas. Ele postou em suas redes sociais um vídeo divulgando produtos do estabelecimento, que tem unidades no município e em várias cidades da Região Metropolitana. Afinal, os boletos continuam a chegar todo mês.
Lembrando que o nome dele é cotado para disputar a presidência do PT fluminense em meados deste ano.
ESTATAIS DO RJ
A partir de agora, as empresas públicas do estado do Rio e as sociedades de economia mista inseridas no âmbito do orçamento de investimento, como não dependentes do Tesouro Estadual, devem encaminhar até o dia 15 do mês subsequente ao de referência, o detalhamento mensal do Programa de Dispêndios Globais para 2025.
Entre os dados exigidos estão, discriminação das origens de recursos; das aplicações destes; demonstração do fluxo de caixa e posição de endividamento.
A medida consta em decreto publicado na última sexta-feira, 07, no Diário Oficial do Poder Executivo.
PELO MEIO AMBIENTE
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) resolveu unir forças com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade, em prol da preservação ambiental.
O Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) do MP se reuniu com representantes das pastas na última quinta-feira, 06, para discutir eixos de atuação visando a fortalecer a prevenção e repressão aos crimes ambientais no estado. Discutiram ainda andamento de programas como obras de esgotamento sanitário no Sistema Alcântara, em São Gonçalo.
Estiveram presentes na reunião, Renato Bussiére, presidente do INEA, Felipe Cruzick, subsecretário da SEAS, Juliana Ávila e Leonardo Quntanilha, diretora de licenciamento e procurador do INEA, com os promotores de Justiça José Alexandre Maximino, Gisela Pequeno, Fernanda Nicolau, Zilda Januzzi e Leonardo Cuña, além da procuradora de Justiça Rosani da Cunha Gomes.
SUPLENTE CONVOCADO
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) convocou o vereador licenciado de Niterói Douglas Gomes (PL) para reassumir como suplente na cadeira de Dr. Deodalto (PL), investido, segundo a Casa, no cargo de secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
A convocação foi publicada no Diário Oficial na sexta-feira, 07. Porém, o governador ainda não renomeou Deodalto como secretário e este continua na Alerj.
VOLTA ÀS AULAS
Calor de quase 40 graus, buzinas, estresse, motoristas gritando... Este era o cenário da volta às aulas na última quarta-feira, 04, em pontos de Icaraí.
Na Rua Miguel de Frias, nos arredores do Colégio São Vicente de Paulo, ao meio dia também não havia agentes de trânsito. A baderna tomou conta. Carros estacionando em filas duplas (e, às vezes, até triplas), desrespeito à faixa de pedestres, motos voando pelas calçadas, trânsito completamente congestionado, emendando com o engarrafamento da rua Ator Paulo Gustavo.
VISITA MILITAR
Na última quinta-feira, 06, o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhado pelo comandante Militar do Leste, general Kleber Nunes de Vasconcellos, visitou a Guarnição de Niterói. A agenda incluiu atividades na Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército e na Policlínica Militar de Niterói.
O general Tomás visitou a histórica Fortaleza de Santa Cruz da Barra, onde conheceu a Capela de Santa Bárbara, uma das mais antigas do Rio de Janeiro.
Em seguida, acompanhou o apronto operacional, interagiu com os militares e inspecionou os equipamentos do Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha.
‘ESQUENTA DO CARNAVAL COM O CORDÃO DO BOLA BRANCA’
O bloco Cordão da Bola Branca, um dos mais tradicionais de Niterói e que reúne principalmente foliões da terceira idade, promove, no próximo dia 13, a partir das 15h, o seu baile de carnaval com concurso de fantasias, no salão do Praia Clube São Francisco, na zona sul da cidade.
A entrada é gratuita e os foliões poderão trocar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas pela camiseta do desfile.
O bloco se concentrará na Praça Getúlio Vargas a partir das 9 horas e irá desfilar pela Praia de Icaraí, às 11 horas do dia 22 de fevereiro, abrindo oficialmente o carnaval da cidade.
UNIÃO DE GOVERNADORES
Para unir esforços pela derrubada dos vetos ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), o governador Cláudio Castro promoveu, na última sexta-feira, 07, no Palácio Guanabara, uma reunião de trabalho com governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e de Minas Gerais, Romeu Zema e representantes dos governos de São Paulo e Goiás, que também devem à União.
Castro ressaltou a importância da articulação no Congresso Nacional para reverter esse cenário e conseguir que o Propag se mantenha de pé da forma que foi aprovado pelos parlamentares. Assim, a adesão ao programa se tornará viável.
O documento, com as manifestações consolidadas da reunião, será encaminhado para o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e então será apresentado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
TELEFONIA
As operadoras de telefonia móvel e fixa que atuam no estado deverão disponibilizar, em seus portais na internet, extrato detalhado das chamadas telefônicas e dos serviços usados na modalidade pré-pago.
A medida foi aprovada na Alerj em primeira discussão e precisa ainda ser votada em segunda discussão no plenário. Para só assim ser levada à sanção do governador.
Pelo texto, o extrato deverá estar no mesmo padrão dos extratos de conta de serviços dos chamados planos pós-pago. Terá que informar, no mínimo: data e hora das ligações; duração; números chamados; relação de mensagens enviadas e recebidas; respectivos custos e impostos incidentes.