Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Imperial Associação da Irmandade de São Vicente de Paulo celebrou, na última sexta (28), 170 anos de existência. Uma grandiosa festa marcou a efeméride. Dentre as autoridades eclesiásticas presentes na missa em Ação de Graças - celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias -, estavam o bispo auxiliar, Dom Geraldo de Paulo Souza e o arcebispo Emérito Dom Alano Maria Pena; além dos padres Antônio Sobrinho, Marcos André e Ricardo Mariano. O momento solene destacou a relevância espiritual e social da instituição que, ao longo dos anos, vem desempenhando um papel importante em Niterói.
SISTEMA S TEM ALTA RECEITA E COBRA VERBAS MUNICIPAIS
O ex-Ministro Paulo Guedes anunciou, em 17 de dezembro de 2018, anunciou que "o novo governo promoverá um corte de 50% no financiamento federal ao Sistema S, composto por nove entidades, como o SESI, SESC e Sebrae: tem que meter a faca no Sistema S. A CUT perde, aqui tudo fica igual?"- comparou com a desmobilização dos sindicatos de trabalhadores.
Os representantes das entidades patronais, beneficiadas com o recebimento de R$ 16,5 bilhões (de 0,2 a 2,5% sobre as folhas de pagamentos,) contribuíam, mantendo cursos para a qualificação de mão de obra, além de ofertar assistência social, médica e de lazer aos trabalhadores,
Em Niterói, acontece situação diferente: o Senac vai receber R$ 27.938.762, 58 da Secretaria Municipal de Participação Social para a "Gestão e serviços de treinamento e qualificação técnica profissional do programa Niterói Jovem - Eco Social", num contrato, com dispensa de licitação, para vigorar até fevereiro de 2026.
Esta qualificação faz parte da essência da missão do SENAC que se beneficia da receita previdenciária decorrente dos salários de todos os integrantes de folhas de pagamentos na área do comércio.
O ato da Secretaria foi publicado no dia dois de julho passado.
NOMEAÇÕES SUSPENSAS
As autoridades públicas estão impedidas de promover nomeações, demissões e transferências de pessoal em cargos comissionados.
A restrição imposta pelo calendário oficial do TSE veda as mudanças após o dia seis, por se tratar do terceiro mês anterior à eleição.
BUSCA DA BOA GESTÃO
A espantosa vitória dos trabalhistas, que voltam ao Poder inglês após 14 anos, traduz uma reprovação do eleitorado à condução do governo, como vem acontecendo na França com a derrota de Macron.
Os trabalhistas conquistaram 412 cadeiras deixando apenas 120 para os conservadores, o que levou o Premier a apresentar sua renúncia, sentindo a reação popular à inflação, as deficiências na área da saúde, escândalos administrativos e até a liberdade de acesso de imigrantes, acusados de afetarem o mercado interno de trabalho e terem influenciado os índices de criminalidade.
Lá como cá, os eleitores querem boa gestão, não se importando com os tempos da guerra fria de alinhamento entre os blocos soviético e norte-americano.
PSICOSE DE PESQUISAS
Os mais envolvidos com as consequências da sucessão municipal estão discutindo mais o tema resultado de pesquisas do que os projetos (ainda não formulados) dos candidatos.
O quadro é incerto, pois há grande variação de resultados num só tempo, quando chegam a aparecer assimultaneamente até três pesquisas.
No momento, envolvendo basicamente as figuras de candidatos ao Executivo, todas apontam o mesmo líder de preferência, mas com uma variação entre elas oscilante entre 35% e 45% para um mesmo nome dito como favorito.
A campanha eleitoral não começou oficialmente, o que se dará após a oficialização de candidatos pelos partidos que tem o prazo entre o próximo dia 20 e o cinco de agosto, para lançamento dos concorrentes a vagas de vereadores, vice-prefeitos e prefeito.
A UFF "BOMBOU"
Com o reinicio das aulas a boemia universitária voltou a reinar no bairro de São Domingos, porta de entrada para o "campus" da UFF.
A ampla movimentação que tradicionalizou as "Quintas-feiras" quebrou três meses de semi inatividade dos bares e de toda a praça.
A estimativa é de que mais de três mil pessoas tenham lotado as casas, em rodízio de alegre consumo em meio a animados shows promovidos pelos comerciantes ou por alunos e mestres.
A predominância coube ao elemento feminino, sempre em grupos de colegas.
O restaurante universitário também voltou a funcionar para almoço e jantar.
FURTOS DE BICICLETAS
A intranquilidade diante da crescente ação da bandidagem com práticas de roubos e furtos de bicicletas, atinge principalmente aos ciclistas que chegam às portas de edifícios, vilas e casas comerciais, sendo momentaneamente deixadas nas calçadas ou junto às grades, especialmente por entregadores de mercadorias.
Um casal de uruguaios que cumpre temporada na cidade, foi a um Shopping e deixou suas bicicletas, de alto custo, estacionadas, com tranca, num chamado porta-bicicletas, mas elas foram levadas. Os shoppings e edifícios comerciais não recebem bicicletas em suas garagens.
Pelos dados policiais, a média de registros é de três por dia, mas a maioria das vítimas não faz registros por não terem disponíveis notas-fiscais de comprovação da propriedade ou porque fizeram aquisições de unidades já usadas. Este comércio paralelo favorece a bandidagem.
A polícia, porém, aconselha que, em casos de perdas ou furtos, seja feita a comunicação à Central 190 ou ao APP 190, além do registro nas delegacias, para melhor conhecimento da mancha criminal do setor.
CONVENIÊNCIAS
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (União Brasil), usou as redes sociais para chamar o deputado federal Otoni de Paula (MDB) de "caricatura de político". O parlamentar declarou apoio à reeleição do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), depois de ter desistido de concorrer ao Palácio da Cidade, e vai coordenar a campanha do alcaide, junto aos evangélicos. De acordo com Cunha, Otoni muda "de posição de acordo com a sua conveniência momentânea". Há quem diga que o autor da frase "Deus tenha misericórdia dessa nação" é igualzinho.