Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 28 de novembro de 2024
PAINEL
PAINEL: 28 de novembro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 28 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Reprodução

CIDADANIA EM SÃO GONÇALO

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) vai levar a ação “Levando Cidadania” ao município de São Gonçalo, no próximo dia 30, das 9h às 15h, no Ciep 410 Patrícia Galvão Pagú, na Estrada Santa Izabel, 2376, no bairro de mesmo nome. O órgão vai oferecer acesso à Justiça e à documentação básica à população em situação de vulnerabilidade social. Participará também o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que vai contar com cinco guichês onde serão oferecidos serviços como a emissão da 1ª vai do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, mudança de local de votação, atualização de dados e regularização da inscrição eleitoral, entre outros. Também será possível fazer o cadastro biométrico no evento.

Outros órgão que estarão presentes são a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Educação, a Fundação Leão XIII e a Prefeitura de São Gonçalo, entre outras instituições.

PARTIDO MISSÃO

Além dos 29 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral e que participaram das eleições de outubro, mais uma legenda busca o registro para poder disputar eleições e ter direito ao rico Fundo Partidário. É o Partido Missão, que está sendo criado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), que foi muito atuante no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016. Segundo os organizadores mais de 200 mil fichas de apoiamento já foram validadas. Faltam ainda 339.886 para alcançar as 547.043 necessárias. A direção garante já ter mais de 800 mil coletadas para serem enviadas aos cartórios. A futura sigla tem, entre seus valores, o fim dos privilégios do funcionalismo, o endurecimento das leis penais, priorização da educação para todos, industrialização do Nordeste, guerra contra o tráfico de drogas, combate à corrupção, respeito à responsabilidade fiscal, aumento da qualidade em saúde e o combate à poluição e ao desmatamento.

MARICÁ X ÁGUAS DO RIO

A Câmara Municipal de Maricá está em pé de guerra com a concessionária Águas do Rio. O presidente da Casa, vereador Aldair da Linda (PT) contou durante sessão plenária na quarta-feira, 27, que a Avenida Wellington Ferreira, no distrito de Inoã, está há quatro meses sem água. “Os moradores se queixam, mas, nada é feito. Vamos pedir audiência pública com a concessionária e cobrar a retomada do fornecimento”, disse o parlamentar. Outro alvo das queixas foi a concessionária Enel. De acordo com Aldair, os vereadores da casa têm sido procurados por moradores que se queixam do atendimento da empresa.

FALTA DE QUORUM

Com apenas nove vereadores presentes no plenário, faltou quorum para a Câmara Municipal de Maricá votar moções e dois projetos de lei. O primeiro estende de 10 para 15 anos a vida útil dos táxi. O segundo, aumenta a vida útil dos veículos que fazem transporte escolar. A justificativa para as duas propostas é que os dois serviços foram impactados pela pandemia da Covid-19 e houve o aumento da população nos últimos anos. Os autores são quase todos os 16 parlamentares da base governista.

NOVEMBRO AZUL EM SÃO GONÇALO

A Câmara Municipal de São Gonçalo começou a analisar projeto de lei, de autoria do vereador Magú dos Brinquedos, que cria o ônibus itinerante para oferecer atendimento aos homens pobres da cidade, sempre no mês de novembro, com exames preventivos ao câncer da próstata. Por ser este mês o Novembro Azul. O veículo também vai oferecer testes rápidos de HIV; avaliação e acompanhamento psicológico com orientação sobre saúde mental masculina; orientações sobre hábitos saudáveis, como alimentação, atividades físicas e prevenção de doenças crônicas; além de distribuição de materiais educativos sobre saúde masculina.

GOVERNO LULA REPROVADO

O Governo Lula não vive um bom momento junto à opinião pública, apesar da melhoria dos indicadores econômicos, inclusive a redução da taxa de desemprego para 7,5%. Conforme levantamento divulgado na quarta-feira, 27, pelo Instituto Paraná Pesquisas, a gestão do petista é reprovada por 51% dos eleitores entrevistados e apenas 46,1% aprova. Cerca de 2,9% não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. É a primeira vez que a desaprovação de Lula fica acima dos 50%. Na comparação com o levantamento de julho, a reprovação cresceu 3% e a aprovação caiu, 1,1%. Nas regiões do pais, o governo só tem avaliação positiva no Nordeste, com 57,6% e reprovado por 39,2%. O pior desempenho é no Sul, com rejeição de 60,6% e aprovação de apenas 36,8%.. Somente 32,6% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 24,2% consideram regular e para 42,3%, ruim ou péssima.

BOLSONARO FAVORITO

O Instituto Paraná Pesquisas também quis saber em quem os entrevistados votariam se as eleições fossem hoje. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se encontra inelegível até 2030, seria eleito presidente da República caso as eleições fossem hoje. Ele tem 37,6% das intenções de voto contra apenas 33,6% do atual ocupante do cargo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 25 deste mês e ouviu 2.014 eleitores em 88 municípios de todos os estados e o Distrito Federal. O grau de confiança é de 95%.

QUAQUÁ ANUNCIA MAIS NOMES DO GOVERNO

O deputado federal e prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT) concluiu o anúncio de nomes de presidentes de empresas públicas e autarquias do município e anunciou mais nomes do primeiro escalão do seu governo. Para a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), ele indicou Hamilton Lacerda, que dirige a empresa desde janeiro de 2023. Para a Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad; a Autarquia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Márcia da Silva Ferreira; Cláudio Gimenez, Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá; Empresa de Alimentos de Maricá, Marlos Costa; Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro, Igor Sardinha e para o Instituto de Seguridade Social, Priscila França. Para a Secretaria de Administração, anunciou Gecimar Jorge de Aragão.

SESSÕES MATINAIS NA ALERJ

As sessões plenárias das quintas-feiras da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) passarão a ser realizadas no horário da manhã, com o expediente inicial começando às 9h30 e as votações, às 10h30. A medida foi decidida pelos parlamentares em reunião no Colégio de Líderes. A proposta foi aprovada em primeira discussão e precisa passar por dois dias de votação segunda discussão. Até então, as sessões neste dia começavam às 14h Foi experimentada durante o período eleitoral de forma experimental. O horário previsto para as reuniões das comissões da Casa passou a ser nas quintas, das 14h às 18h. As sessões de terças e quartas-feiras, continuarão a começar às 15h. Nesses dias, o trabalho das comissões continuará entre 9h e 15h.

VOTAÇÕES ADIADAS

Pautadas para a sessão plenária desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Niterói, a votação em segunda discussão do projeto de lei que amplia o número de vagas no programa Escola Parceira, para estudantes que não conseguirem vaga na rede pública de ensino, e o que cria o Plano Municipal de Ciência, Tecnologia, e Inovação, ambos de autoria do Poder Executivo, ficou para esta quinta-feira, 28. Os vereadores aprovaram outras propostas em primeira discussão.

Relacionadas