Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 17 de setembro de 2024
PAINEL
PAINEL: 17 de setembro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 17 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

PRESTAÇÃO DE CONTAS

O prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe destacou, neste fim de semana, a reforma da UPA da cidade. 
A unidade funciona há 14 anos e finalizou sua reforma para, segundo ele, beneficiar a população. 
O hospital ganhou piso concretado, no lugar de um chão sem aterramento e de madeira; novos telhados; encanamentos; hidráulica; pintura; iluminação; além de uma nova recepção.  

NOVOS DIRETORES NAS ESCOLAS ESTADUAIS

No fim de agosto, teve fim a definição das chapas que ocuparão a direção das escolas estaduais do Rio de Janeiro. Para A Tribuna, a Secretaria de Educação informou que, atualmente, o processo se encontra na etapa de formação. Concluída a referida etapa, os candidatos aprovados terão sua posse a partir de 20 de janeiro do próximo ano.

LEGADO

Eduardo Paes (PSD) visitou, nesta segunda (16), o Super Centro Carioca de Cirurgia, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte. Inaugurado em julho de 2023, o SCCC é a unidade que mais realiza cirurgias na rede municipal de saúde, com capacidade para realizar mais de 40 mil procedimentos cirúrgicos por ano. No domingo (15), ele participou de uma carreata em Bonsucesso, Ramos e Olaria, na Zona Norte.

MAIS COM MENOS

Em entrevista concedida no último domingo (15), Carol Sponza respondeu sobre o que faria com o orçamento de R$ 6 bilhões da privatização da Cedae. “Aumentar o efetivo da Guarda Municipal. Temos que chegar a 14 mil homens. A próxima gestão prevê um orçamento menor. Temos que fazer mais com menos”, ressaltou Sponza, destacando que o prefeito do Novo de Joinville (SC) tem 93% de aprovação, “com um orçamento enxuto”.

IPTU

Igualdade. Uma das propostas para se otimizar a arrecadação, numa virtual prefeitura do Rio, pelo PSTU de Cyro Garcia é a taxação do IPTU: "dos ricos, de maneira muito mais forte, para isentar a parcela mais pobre, trabalhadora".

RIO FEMINISTA

Juliete Pantoja (UP) aproveitou o domingo (15) para fazer um comício domiciliar no Rio. Na ocasião, ela apresentou o programa de seu partido para mais mulheres “que também sabem que a política precisa ter a nossa cara e nossas demandas”.

FILA DA SAÚDE

Outro oposicionista de Paes, o candidato Rodrigo Amorim (União Brasil) também apontou, nesta segunda (16), problemas no Sisreg. "São mais de R$ 9 bilhões em investimentos na saúde. Vamos zerar a fila, em seis meses", prometeu.

ITABORAÍ

O prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Delaroli (PL) aproveitou o fim de semana para agradecer a Deus por estar vivo e lembrar das vezes em que esteve internado por conta de problemas de saúde durante o seu mandato. “Eu por muitas vezes, sozinho ali e as pessoas acham que a gente não tem problema, que a nossa vida é uma maravilha. Mas, por muitas vezes, eu achei que eu ia morrer. Ninguém dizia o que eu tinha”, contou.  Enquanto isso, Dias do PT esteve no bairro Outeiro das Pedras, onde declarou apoio à causa feminista.

AS DORES DA ‘CADEIRADA’

O impacto da “cadeirada” do apresentador José Luiz Datena (PSDB) no ex-coach Pablo Marçal (PRTB) pode doer até em quem não tem nada a ver com a história. Os reflexos do momento histórico poderão ser sentidos em pesquisas que se darão após o último domingo (15). O humor do eleitorado paulistano pode pender para um sentimento de vingança contra um exímio provocador ou ao compadecimento a uma suposta “vítima” de uma agressão física. Resta saber se esses sentimentos serão capazes de tirar Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) - ou ambos! - do segundo turno: o que parece pouco provável. Mas, em se tratando de eleição no Brasil…

VIDA NOVA NO MORRO

O programa Vida Nova no Morro, criado nos anos 1990 na primeira gestão do ex-prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira, poderá ser reeditado, em eventual eleição do candidato do PDT a prefeito, Rodrigo Neves. Ele quer levar o projeto às comunidades da cidade, colocando reboco e pintura nas casas, com contratação de mão de obra local, além de levar saneamento básico. 
O pedetista se encontrou com moradores da comunidade Buraco do Boi, no Barreto, na Zona Norte, no último domingo, 15. De lá, o candidato seguiu acompanhado de uma multidão de mais de 15 quilômetros pelos bairros do Barreto e Fonseca.

CACHIMBO DA PAZ

Enquanto em São Paulo, os candidatos a prefeito se agridem verbal e fisicamente, em Niterói, o ambiente está mais ‘civilizado’. 
Na última quinta-feira, 12, por exemplo, uma carreata do prefeitável do PL, Carlos Jordy e sua vice, Alexandra Ferro, se juntou a militantes de Talíria Petrone (PSOL), no bairro do Caramujo. Alexandra discursou pedindo votos para o candidato a vereador Felype Pinel, da chapa liberada pelo PSOL.


FIM DA EMUSA

O prefeitável do Podemos, Bruno Lessa, pretende, se eleito, acabar com a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), que ele considera um “cabide de empregos”. Ele pretende  criar um novo organismo da administração indireta para cuidar da infraestrutura urbana, juntando a execução de obras com conservação e zeladoria. No fim de semana ele fez caminhadas em Santa Rosa, Icaraí e Itaipu.

TALÍRIA RECEBE MINISTRA

A prefeitável do PSOL de Niterói, Talíria Petrone, após ganhar apoio de artistas na semana passada, recebeu no último sábado, 14, a visita da  ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, no Campo de São Bento, em Icaraí. Lá, a ministra foi agraciada com o titulo de Cidadã Niteroiense, dado pelo vereador Professor Túlio. Ela lembrou que a cidade é terra indígena. Na ocasião, Talíria disse que a pauta climática é uma das prioridades de seu programa de governo. "É na cidade que nós vamos enfrentar com mais força a emergência climática. Niterói precisa estar pronta para essa realidade", afirma a candidata. No domingo, 15, a psolista percorreu os bairros de Ingá, Icaraí, São Francisco, Charitas, Largo da Batalha, Cantagalo, Badu, Ititioca, Viçoso Jardim e Fonseca. Na segunda-feira, 16, gravou programa eleitoral em Maricá e se encontrou com moradores do Engenho do Mato.

BARROSO PEDE AO JUDICIÁRIO SERIEDADE  NO COMBATE A QUEIMADAS CRIMINOSAS

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, cobrou nesta segunda-feira (16) seriedade do Poder Judiciário no combate às queimadas criminosas no país.
Durante discurso na abertura da reunião do Observatório do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas do CNJ, Barroso disse que recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que demonstrou preocupação com a impunidade de quem pratica queimadas dolosas.
"Faço um apelo ao Poder Judiciário, aos juízes brasileiros, que tratem esse crime com a seriedade que ele merece ser tratado", afirmou. 
Barroso disse que tem informações técnicas que confirmam que todas as queimadas na Amazônia e no Pantanal são provocadas pela ação humana. 
"Tem a ação criminosa deliberada, que é de tocar fogo na mata, e tem a ação criminosa de queima de lixo, que também tem servido para propagar essas queimadas que estão devastando o país", disse. 
Ontem (15), o ministro Flávio Dino, do Supremo, autorizou o governo federal a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às queimadas. O ministro também já determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, como contratação emergencial de brigadistas e ampliação do efetivo da Força Nacional.

O ADEUS A JORGE RODINO

A política de Niterói perdeu um antiga liderança na segunda-feira, 16. O ex-dirigente municipal do PTB Jorge Rodino, por complicações do câncer. Ele foi candidato a prefeito em 2000, quando obteve 1.632 votos, ficando em 6º lugar. Em 2018, foi o segundo suplente de Aspásia Camargo (PSDB) na disputa pelo Senado Federal. O velório será nesta terça-feira, 17, das 13h15 às 15h15, na capela 4 do Cemitério Parque da Colina, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, 987, em Pendotiba. Ele era amigo da família do prefeitável do Podemos Bruno Lessa. Rodino era advogado.

A MARATONA

O prefeito de São Gonçalo e candidato à reeleição, Capitão Nelson (PL), a três semanas da eleição, tem feito uma verdadeira maratona diária, com reuniões políticas reunindo milhares de eleitores em vários bairros. Na última sexta-feira, 13 e no sábado, 14, ele esteve no Rocha, Santa Catarina, Jóquei e Zé Garoto. Em todas, apresentou as realizações de seu governo, incluindo dois concursos para a Educação e que ainda está convocando os profissionais aprovados.

BLOCO DO VERMELHINHO

O Carnaval é só em fevereiro, mas o Bloco do Vermelhinho foi à Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo e pôs o povo para sambar no domingo, 15. 
O grupo foi liderado pelo prefeitável Dimas Gadelha (PT), que reuniu centenas de apoiadores e candidatos, com a animação de jingles e ritmos carnavalescos. 
O enredo do bloco foi a proposta de ônibus gratuito na cidade, assim como os ‘vermelhinhos ‘ de Maricá.

JAQUELINE PEDROZA

A candidata a prefeita de São Gonçalo, Jaqueline Pedroza (Novo), esteve ontem na sede de A TRIBUNA, onde coversou com os diretores e o jornalista Marcus Larceda, que entrevistou a candidata no estúdio AT.
Ela se declarou a ‘verdadeira direita’, de São Gonçalo. A entrevista estará aqui no impresso, nas redes de A TRIBUNA, site www.atribunarj.com.br e no canal do You Tube do jornal. 
 

Relacionadas