Assinante
DESCIDA ENGARRAFADA
Durante o dia, principalmente entre 12h e 13h, a descida da Ponte Rio-Niterói, na Avenida Jansen de Mello, no Centro, fica sempre engarrafado, de segunda a sexta-feira. Contribuem para isso também os veículos que vêm da Avenida Feliciano Sodré, a caminho de outras ruas do Centro e da Zona Sul da cidade. A prefeitura chegou a retirar o ponto das linhas intermunicipais de ônibus de frente da Policlínica Dr. Carlos Antônio da Silva, para melhorar o fluxo. Mas, não adiantou muito.
TROCA NO MEIO AMBIENTE
O vereador licenciado de Niterói Leandro Portugal (MDB) foi exonerado do cargo de secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. Ele retornará à Câmara Municipal. Com isso, Casota (MDB), seu suplente, deixa a Casa. Já para a Secretaria foi nomeado o vereador Gabriel Velasco (PSD). No lugar dele assume o suplente Henrique Miranda (PSD), que obteve 2.164 votos em outubro passado.
NOVA LOGOMARCA
A Prefeitura de Rio Bonito terá, a partir de agora, uma nova logomarca, que será usada em todos os materiais de comunicação oficial, impressos, digitais e físicos produzidos pelos órgãos e entidades da administração direta e indireta, como sites, redes sociais, uniformes, veículos oficiais, entre outros.. Ela não vai substituir o brasão do município nos documentos administrativos e legais de caráter oficial, tais como ofícios, memorandos, decretos, portarias e demais atos normativos. A medida consta em decreto publicado na sexta-feira, 14, no Diário Oficial do Município.
USO INDEVIDO DE DADOS
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil para apurar uso indevido de dados por redes de farmácias. O objetivo é analisar possíveis ilegalidades na prática dessas empresas, que coletam dados pessoais, especialmente o CPF, sob a justificativa de oferecer descontos. A apuração está sendo conduzida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro (PRDC) e visa verificar se essa prática configura violação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O MPF iniciou a apuração a partir de denúncias de uso do CPF para alimentar um banco de dados com histórico de compras dos últimos 15 anos, com a suspeita de comercialização dessas informações.
SEM INDULTO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na sexta-feira, 14, o retorno do ex-deputado federal Daniel Silveira (sem partido-RJ) ao regime semiaberto, para ele poder trabalhar. Porém, Moraes negou o pedido de indulto do ex-parlamentar. Este foi condenado a 8 anos e 9 meses por ameaças ao Estado Democrático de Direito e incitação à violência contra ministros do STF.
Silveira havia conseguido a liberdade condicional em 20 de dezembro de 2024, mas, violou as condições impostas pelo STF e voltou à prisão quatro dias depois. Na decisão, Moraes reforçou que o indulto natalino é “incabível para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito”.
CASTRO FAVORITO
O governador Cláudio Castro seria eleito senador e o prefeito do Rio, ao Governo do Estado, se as eleições fossem hoje. É o que levantamento feito pela Pesquisa Prefab, divulgada na sexta-feira, 14. Castro tem a segunda maior intenção de votos, 11,4%, atrás apenas do senador Flávio Bolsonaro (PL), com 23%. Nas eleições de 2026, serão duas vagas ao Senado. Em terceiro vem Benedita da Silva (PT), com 10,8%.
Não sabem em quem votar ou indecisos somam 25,2%; brancos e nulos, 18,6%. Foram entrevistados 2 mil eleitores em 35 cidades e 80 pontos de coleta, entre os dias 8 e 11 deste mês. A margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos.
PAES NA FRENTE
A Pesquisa Prefab também quis saber a preferência do eleitorado fluminense para governador. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), lidera, com 37,2% das intenções de voto. Em segundo vem o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PSD), com 5,2%; seguido de Washington Reis (MDB), com 4,8%; Thiago Pampolha (MDB), 3,3%; Rodrigo Bacellar (União Brasil), 3,2% e Fabiano Horta (PT), 2,5%.
O MAIOR PROBLEMA DO RJ
De acordo ainda com a Pesquisa Prefab, a segurança foi o maior problema apontado por 48,3% dos eleitores fluminenses consultados. Em segundo vem a saúde, com 13,4% e política, gestão e corrupção, com 7,4%; educação, com 6,5%; economia, emprego e custo de vida, 5,6%; transporte e mobilidade, 4,6%; pobreza, desigualdade e questões sociais, 1,9%; água e esgoto, 1,9%; infraestrutura e obras, 1,1%; ordem, limpeza e manutenção urbana, 1,1%; enchentes e alagamentos, 0,5% e asfaltamento e pavimentação, 0,2%.
CANDIDATURA INCERTA
Com 79 anos de idade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou dúvida sobre a sua candidatura à reeleição na sexta-feira, 14, em uma entrevista à Rádio Clube do Pará, devido à sua idade e estado de saúde. Ele afirmou que 2026 não é a sua prioridade agora. “Eu tenho 79 anos, eu tenho que ter consciência comigo mesmo, não posso mentir para ninguém e muito menos para mim, sabe? Se eu tiver com 100% de saúde, se eu tiver com a energia que eu tenho hoje, vou me candidatar”, disse Lula.
BARRADOS NA FICHA LIMPA
Na semana passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em vídeo publicado nas suas redes sociais, defendeu a revogação da Lei da Ficha Limpa, argumentando que ela só servia para perseguir a direita. Porém, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos últimos dez anos, o PT e o PL tiveram quase o mesmo número de filiados impedidos de se candidatarem pela lei, que proíbe candidaturas de políticos condenados em órgãos colegiados. Foram 122 candidatos do PT barrados, contra 121 do PL. Ao todo, a Lei da Ficha Limpa barrou quase 5 mil políticos, de várias vertentes ideológicas.
RECLAMAÇÃO DO CALOR
Devido à inúmeras reclamações de estudantes, professores e pais de alunos contra salas de aula sem climatização adequada em escolas públicas estaduais e municipais do estado, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe-RJ) tem reivindicado junto à Secretaria de Estado de Educação e às prefeituras pela instalação de aparelhos de ar condicionado.
A Secretaria Estadual de Educação informou que tem trabalhado para climatizar toda a rede estadual no menor tempo possível. Já foram mapeadas todas as unidades que ainda não foram climatizadas, que necessitam de aumento de carga, adequação da rede elétrica junto às concessionárias e/ou obras maiores de adaptação.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) sediou na última quinta-feira, 13,, à noite, a instalação do Fórum de Participação Social do Estado, por meio da deputada Marina do MST (PT). Os Fóruns de Participação Social Regionais, instituídos pela portaria nº 188, de 22 de outubro de 2024, são uma iniciativa da Secretaria-Geral do Governo Federal. No Rio de Janeiro, 43 entidades de movimentos sociais contribuirão para a articulação de políticas públicas e promover diálogo entre a sociedade civil e o poder público.