Assinante
MÃES ATÍPICAS
Com 45 mil famílias beneficiadas em Niterói, o programa Moeda Social Arariboia poderá incluir as chamadas mães atípicas (que têm filho com alguma deficiência). Essa é uma promessa do candidato do PDT a prefeito, Rodrigo Neves. Ele participou de sabatina de A TRIBUNA nesta sexta-feira, 13 e apresentou as suas propostas para o município.
CONTRA A TRANSFOBIA
A candidata do PSTU, Danielle Bórnia, também participou, na última quinta-feira, 12, da manifestação em frente ao shopping Icaraí contra a transfobia. O ato foi convocado pelos movimentos sociais da cidade, em repúdio a ação de funcionários do local que teriam impedido uma mulher trans de usar o banheiro feminino, convidando-a a usar o banheiro para pessoas com deficiência. Na sexta-feira, 13, ela se reuniu com apoiadores do setor da educação, no Centro e se encontrou com candidato do partido em São Gonçalo, Reginaldo Afonso. Neste sábado, às 14h, se reúne com estudantes e profissionais de ensino e no domingo, às 13h, almoça com apoiadores em São Francisco.
CONTRA INCÊNDIOS
A prefeitável do PSOL em Niterói, Talíria Petrone, acionou nesta sexta-feira, 13, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o Ibama e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Coletiva do Meio Ambiente e do Urbanismo, do Ministério Público do Rio de Janeiro, sobre as queimadas em áreas de preservação em Niterói. A psolista acredita em indícios de que as queimadas sejam criminosas. Ela recebeu o apoio de Caetano Veloso, Pretinho da Serrinha, Zélia Duncan, Paula Burlamarqui, Júilia Lemmertz e Débora Evelyn.Na sexta-feira, 13, ela fez caminhada em Icaraí, almoçou no Restaurante Popular, se reuniu com moradores do Engenho do Mato e mulheres evangélicas em Tenente Jardim.
PRIORIZAÇÃO DA SAÚDE
Um centro de imagens municipal, transformação da Maternidade Alzira Reis em Hospital da Mulher, municipalização do Iaserj, aprimoramento do serviço de urgência e emergência, marcação de consultas e exames por meio de um aplicativo, melhoria e ampliação do programa Médico de Família, reforma do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba e construção de novos Centros de Atenção Psicossocial. Essas são as propostas do candidato do Podemos a prefeito de Niterói, Bruno Lessa, que, diariamente, ouve reclamações dos eleitores sobre a saúde pública do município. Se eleito, ele promete priorizar a saúde. Na sexta-feira, 13, ele panfletou nos bairros Cafubá e Piratininga e ainda fez corpo a corpo na Rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí e à noite, nos bares do Baixo Barreto.
Governo quer extinguir o saque-aniversário do FGTS
O governo federal enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei para extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e criar um novo modelo de crédito consignado. O anúncio foi feito pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na cerimônia em comemoração aos 58 anos do FGTS.
A modalidade de saque-aniversário do FGTS foi implementada em 2020 e permite que o trabalhador saque, anualmente, no mês do seu aniversário, parte do saldo das contas ativas e inativas.
O ministro informou que a mudança vai permitir que o trabalhador use seu FGTS como garantia na aquisição de crédito consignado, em casos de demissão, mas apenas nessas circunstâncias.
Os empregados também poderão escolher a instituição financeira que oferecer as melhores taxas, sem a necessidade de convenções entre empresas e instituições financeiras, como ocorre atualmente.
"Estamos dialogando primeiro dentro do governo e, agora, queremos debater com o Congresso para aprovar uma proposta que garanta crédito acessível ao trabalhador, preservando a função do fundo como proteção em caso de desemprego", explicou Luiz Marinho.
CAPITÃO NELSON NO CLUBE MAUÁ
O prefeito de São Gonçalo e candidato à reeleição, Capitão Nelson (PL), após uma caminhada no bairro Barro Vermelho, na última quinta-feira, 12, à noite teve um grande encontro com eleitores no Clube Mauá, um dos mais tradicionais da cidade. Lá ele foi cumprimentado por eleitores e lembrou realizações de sua gestão na saúde O objetivo é manter o gonçalense na cidade para fazer exames e tratamentos, sem precisar procurar os municípios vizinhos.
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
A educação será a prioridade número um em um eventual governo do Professor Josemar (PSOL), caso ele seja eleito prefeito de São Gonçalo. Em debate no Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe-São Gonçalo), na última quinta-feira, 12, ele apresentou propostas para o setor. Entre elas estão a escola em tempo integral, com atividades esportivas e artísticas; construção de creches; valorização do profissional com o revogação do Plano de Cargos e Salários que foi imposto pelo atual prefeito; e a convocação de concursados. Na sexta-feira, 13, ele panfletou em frente a Estação da Barcas, no Centro de Niterói.
MAIS CRECHES
Já Viviane Carvalho (Mobiliza), promete construir seis novas creches municipais, se eleita. Segundo ela, as novas unidades serão possíveis por meio de parcerias público-privadas e uso de verbas do Fundeb, destinadas exclusivamente à educação.
SEXTOU PARA DIMAS
Na sexta-feira, 13, por coincidência, o número do PT, do prefeitável Dimas Gadelha, foi a Itaboraí para o lançamento do GaslUb junto ao presidente Lula.
Depois, aproveitou para percorrer as ruas de São Gonçalo em campanha.
EM ITABORAÍ
O prefeitável Dias do PT prometeu reabrir o Restaurante Popular da cidade, que está fechado há mais de cinco anos. A unidade servia refeições a R$ 2 a pessoas de baixa renda. Na sexta-feira, 13, ele participou de lançamento de candidatura de uma vereadora no centro. Neste sábado, 14, às 08h30, ele faz caminhada no Jardim Imperial; às 16h, reunião na Igreja Batista de Duques; às 17h, no Outeiro das Pedras e às 19h, na Rua Telma Tortora Bastos, no Bom Retiro. No domingo, às 17h, se reúne com líderes de religiões de matriz africana. Já o prefeito e candidato à reeleição, Marcelo Delaroli (PL) festejou o aniversário do deputado federal e aliado Altineu Côrtes, presidente regional do PL.