Assinante
Entrar
Cadastre-se
A estratégia de mostrar os bastidores da vida familiar é uma tônica que vem sendo adotada pelo candidato à reeleição em Rio Bonito, Leandro Peixe (Solidariedade). A mulher dele disse, em vídeo compartilhado nas redes nesta quinta (12), que tem “orgulho” do homem que ele se tornou. "É um pai amoroso, cuidadoso, um marido zeloso", rasgou-se em elogios a companheira do mandatário. “Tenho pra mim que sou o homem mais feliz do mundo por ter a mulher mais linda que Deus pôde ter preparado para alguém”, respondeu Peixe. O amor é lindo.
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Com uma visão ‘esquerdista’, relacionada ao projeto Brizolista, dos CIEPs, o candidato a prefeito de Rio Bonito, Marcos Abrahão (União Brasil), indica que pretende construir a primeira escola de tempo integral, num terreno da prefeitura, localizado no segundo distrito. O projeto contemplará, de acordo com ele, piscina; quadras de esportes; berçário; teatro; biblioteca; entre outros itens. “Vamos tirar nossas crianças das ruas. A vida vai melhorar para elas”, sublinhou.
NA LUTA
Ao se referir ao processo da Justiça Eleitoral que, na última terça (10), indeferiu o pedido de registro de sua candidatura à prefeita de Rio Bonito, Solange Almeida (Agir) tentou, nesta quinta (12), tranquilizar seus eleitores.
Disse que “a campanha segue, firme e forte”, e que pretende recorrer da decisão do juiz Pedro Amorim Gotib Pildewasser, da 32ª Zona Eleitoral daquela cidade. “Vamos juntos, reconstruir a nossa Rio Bonito”, conclamou.
Segurança pública
A soberba precede a queda. O deputado federal Alexandre Ramagem (PL) subiu o tom contra Eduardo Paes, durante debate realizado pela revista Veja, nesta quinta (12), no Rio. O ex-segurança pessoal de Jair Bolsonaro (PL), que criticou a ausência do atual prefeito, disse querer assumir a responsabilidade - que não é de um prefeito - pela Segurança Pública da capital. “Acreditamos no cidadão carioca, o cidadão de bem, que é a imensa maioria, que acorda de manhã e quer criar seus filhos numa cidade segura”, ressaltou, almejando disputar o segundo turno com Paes.
TRANSPORTE SEGURO
Eduardo Paes (PSD) visitou, nesta quinta (12), o Terminal de BRT Pingo D’Água, em Guaratiba. Inaugurado em junho, ele foi o terceiro terminal construído no corredor Transoeste e é beneficiado pelo Programa BRT Seguro. Após três anos, completados em maio, o BRT Seguro já realizou cerca de 3.400 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Ele atende as 140 estações do sistema BRT, além dos 12 terminais, que são monitorados 24 horas pelas 2.100 câmeras da Mobi-Rio.
PROTESTO
Recua, fascista, recua. A candidata Juliete Pantoja (UP) foi uma das representantes da esquerda, presentes no debate realizado pelo DCE (UFRJ), na última quarta (12). Durante o evento, ela se somou ao coro de estudantes e servidores contra o oponente do União Brasil, Rodrigo Amorim. Segundo Pantoja, Amorim foi ao debate “só para confirmar que o fascismo é o que existe de pior para a sociedade’’: “falou mal da universidade pública, ridicularizou quem foi Marielle Franco e o covarde assassinato cometido contra ela”.
SEGURANÇA PARA TODOS
Já no debate da Veja, o candidato do PSOL, Tarcísio Motta, criticou a proposta de Rodrigo Amorim, que afirmou que as áreas nobres do Rio devem ter um "tratamento diferenciado", no que se refere à segurança pública. Para Tarcísio, “as outras partes da cidade são abandonadas à própria sorte’’: “segurança pública tem que ter consciência baseada em dados. A cidade é de todos os cariocas. A gente tem que combater a desigualdade social, como uma das formas fundamentais de reduzir os índices de violência”.
DESRESPEITO
Nesta quinta (12), o candidato Marcelo Queiroz (Progressistas), criticou o fato de servidores públicos da capital receberem apenas R$ 12 por dia para almoçar.
Num vídeo compartilhado em suas redes, uma servidora pede um caldo verde, depois de ter comparado o preço de sanduíches, em diferentes lugares do Rio: não saem por menos de R$ 13,90.
JORGE ROBERTO SILVEIRA RECEBE HOMENAGEM
O ex-prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira recebeu a Medalha José Clemente Pereira na quinta-feira, 12, no gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Niterói, por relevantes serviços prestados ao município nos quatro mandatos em que governou a cidade (1989-1992/1997-2000/2001-2002 e 2009-2012). A mais alta honraria da Casa. O autor da homenagem foi o ex-vereador Marcos Sabino (PDT). Entre as realizações dos governos de Jorge, estão a restauração do Teatro Municipal, a construção do Museu de Arte Contemporãnea (MAC) e outras.
TODAS AS CRIANÇAS NA ESCOLA
Garantir vaga em creches e escolas para todas as crianças de 0 a 6 anos é a principal promessa do prefeitável do PDT de Niterói, Rodrigo Neves, se eleito.
Ele quer construir mais escolas em seu eventual retorno à prefeitura. Em suas redes sociais, ainda lamentou o incêndio no Morro das Andorinhas, em Itaipu, iniciado na noite da última quarta-feira, 11. Ele lembrou que Niterói é uma cidade onde mais da metade do território é protegido por leis ambientais.
VOLTAR COM NITERÓI PRESENTE
Municipalizar o programa Segurança Presente é uma proposta de Bruno Lessa, em conversas com eleitores, por onde passa. Como no corpo a corpo na última quarta-feira, 11, no Centro e Largo da Batalha.
Ele ouviu queixas de moradores e comerciantes sobre aumento da violência nos últimos meses. Lessa disse que, se eleito, vai articular com o governador para que o programa volte a ter administração municipal.
ALUGUEL SOCIAL
O candidato do PL a prefeito, Carlos Jordy, promete resolver o problema da população em situação de rua já em seu primeiro ano de governo, se eleito. Ele vai gerar empregos e garantir o ‘aluguel social’ para aqueles que querem uma nova oportunidade e internando os viciados para tratamento, que terão seus pedidos de internação feitos no local da abordagem.
TALÍRIA SE ENCONTRA COM PRESIDENTE DO TSE
A prefeitável do PSOL de Niterói, Talíria Petrone, esteve no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), onde se reuniu com a ministra Carmem Lúcia, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ela foi cobrar avanço nas investigações contra as ameaças de morte que sofre há oito anos. A psolista estava acompanhada da empresária Paula Lavigne, a ex-deputada federal Manuela D’Ávila e a advogada Ivanilda Figueiredo.
Segundo levantamento da Universidade Federal Fluminense, Talíria é a parlamentar mais ameaçada do país pelas redes sociais.
Asfalto
Candidato ao terceiro mandato de prefeito, Whashington Quaquá (PT) vem resgatando seus últimos feitos, à frente de outras administrações tocadas por seu grupo político, em Maricá. Nesta quinta-feira (12), ele recordou de quando assumiu o governo, em 2009. “Maricá era só buraco. É incrível que em 200 anos os coronéis da cidade só tenham feito 69 km de asfalto. Tenho orgulho de dizer que em pouco mais de seis anos de gestão nós fizemos mais de 400 km de asfalto!”, comparou.
INCREMENTO À SAÚDE
Márcia Santiago (PMB) pretende criar um polo multidisciplinar de oncologia, cardiologia e voltado a pacientes renais, caso seja eleita prefeita de Maricá. “Hoje, temos um hospital que pode ter esse olhar. A gente pode fazer aportes populacionais. Isso é feito com o técnico, junto a seu secretário”, explicou, sem dar muitos detalhes, para “não colocar a empada na azeitona de ninguém”.
CRÍTICAS AO CORREDOR DE ÔNIBUS
Em caminhada nos bairros de Neves e Gradim na última quarta-feira, 11, o candidato do PT a prefeito de São Gonçalo, Dimas Gadelha, ouviu críticas de eleitores sobre as obras de construção do corredor de ônibus na região. "Essa obra milionária é mais um desperdício do dinheiro público. Estão fazendo um corredor de ônibus, sem ampliar as vias da cidade. Na maior parte dos trechos existe apenas uma grande calçada com estacionamento. Os moradores se queixam da obra, do caos, da falta de arborização, pois retiraram dezenas de árvores em toda a extensão da via e da efetividade da obra", enumerou Dimas.
DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO EM SÃO GONÇALO
O prefeito e candidato à reeleição Capitão Nelson (PL), durante seus compromissos de campanha pela cidade, prometeu que as ruas dos bairros Sacramento até Santa Isabel e nos bairros Ieda e Eliane terão ruas drenadas e pavimentadas. As obras já começaram, e todas em parceria com o Governo do Estado. Na quinta-feira, 12, à noite, após cumprir os compromissos do governo, participou de mais reuniões com eleitores.
REGINALDO SE REÚNE COM SEPE-SG
O prefeitável do PSTU, Reginaldo Afonso, em entrevista ao Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe-São Gonçalo), na sede da entidade, no Centro, apresentou suas propostas para o setor e assinou carta-compromisso com as pautas da categoria na quinta-feira, 12.
Ele prometeu melhorar a remuneração e carreira dos profissionais, aumentar as vagas em concursos para todas as funções, inclusive de apoio especializado e ampliação da rede, especialmente na educação infantil.