Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 1° de outubro de 2024
PAINEL
PAINEL: 1° de outubro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 01 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

JUSTIÇA ELEITORAL RECEBE 68 MIL  DENÚNCIAS DE PROPAGANDA IRREGULAR

A Justiça Eleitoral recebeu cerca de 68 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular de candidatos aos cargos de prefeito e vereador em todo o país. As queixas foram feitas por meio do aplicativo Pardal, no qual o eleitor pode denunciar condutas ilegais das campanhas. 

O desvio mais relatado envolve a fixação ilegal de cartazes e faixas (11,8 mil), seguido por uso de bem público para promoção de candidato (10,9 mil) e propaganda irregular na internet (8,4 mil).

O estado de São Paulo lidera o número de denúncias. Foram recebidas cerca de 13.094. Em seguida aparecem Minas Gerais (10.128), Rio Grande do Sul (6.842) e Paraná (5.427).
Nas eleições municipais de 2020, a Justiça Eleitoral recebeu 105 mil denúncias nos dois turnos de votação.

Como denunciar

O eleitor pode denunciar irregularidades na propaganda eleitoral por meio do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral e que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais de aplicativos Apple e Android.

O primeiro turno das eleições será dia 6 de outubro. Pelas regras eleitorais, somente cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos à prefeitura não alcançarem maioria dos votos (metade mais um) no primeiro turno, podem ter disputa para o segundo turno, que está marcado para 27 de outubro.  Não há segundo turno para a disputa dos cargos de vereadores.

DUDU DE VOLTA PARA O FUTURO

Circulou, nesta segunda (30), uma peça publicitária de Eduardo Paes (PSD), em que ele, de máscara, em plena pandemia de 2021, fala consigo mesmo, no presente ano. No inusitado diálogo, uma série de comparações, entre o início do governo, com as contas no vermelho, e o saldo “positivo” dos três anos seguintes. No vídeo, ele aproveita para alfinetar o principal oponente, o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL): candidato de Cláudio Castro (PL), Ramagem vem criticando a política de segurança de Paes. Vale lembrar que, de olho em 2026, o prefeito carioca deixa claro, em sua campanha, que é um rival do governador.      

FALTOU POVO

A candidata do Novo à Prefeitura do Rio, Carol Sponza recebeu, nesta segunda (30), apoios de peso de sua sigla. Dentre eles, o do governador de Minas Gerais, Romeu Zema; da candidata à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena; do ex-candidato à Presidência, Felipe D‘Ávilla; do deputado federal, Marcel Van Hatten; e do técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho. Todos brancos, bem alinhados e com jeitão de ‘Faria Limers’, no vídeo divulgado, chamou a atenção o fato de nenhum deles ter “cara de povo”.

REVOLUCIONÁRIO

Único candidato que quer “expropriar os milionários para colocar suas fortunas a serviço da classe trabalhadora”, Cyro Garcia (PSTU) acredita que, quem constrói as riquezas deve “gerir e usufruir” delas, no Rio de Janeiro. Em Madureira, no último domingo (30) ele prometeu titulação das terras quilombolas; apoio à produção agrícola nas terras de quilombos e implementação de uma política de financiamento de construção de casas populares para o povo negro.

SAÚDE

Também sabatinado pela Globo, Marcelo Queiroz (Progressistas) afirmou que a sua prioridade, no Rio, é investir em saúde, especialmente numa solução para a fila do Sisreg - atualmente, com “300 mil pessoas”, segundo ele. Autodenominado candidato da “conciliação”, ele disse também que pretende acabar com a polarização entre Lula e Bolsonaro na cidade, que precisa resolver muitos problemas.

POLARIZAÇÃO

Já Rodrigo Amorim (União Brasil) fez questão, nesta segunda (30), de polarizar o pleito. Numa peça que circula em suas redes, ele aponta Tarcísio Motta (PSOL) e Eduardo Paes (PSD) como os “candidatos da esquerda”. “Em cima do muro”, figura Marcelo Queiróz (Progressistas). Com Ramagem puxando a corda do outro lado, ele narra: “nós, da direita, formamos uma frente conservadora, bolsonarista, que defende Deus, pátria, família e liberdade. Eu sou o fiel da balança”. Então tá.

LUTA INGLÓRIA

Tradicional ponto de encontro da esquerda carioca - os mais antigos vão se lembrar da ‘Brizolândia’ -, a candidatura Tarcísio Motta (PSOL) está convocando sua militância para, nesta reta final, participar de um “grande comício”, nesta terça (1º) com o mote “a saída é pela esquerda”, a fim de tentar alavancar Tarcísio, nos últimos dias de campanha. 

A tarefa é árdua, já que o candidato ainda figura na terceira posição, com poucas chances de reverter o quadro, a esta altura do campeonato.

JESUS NA CAUSA

Rio Bonito acima de tudo, Deus acima de todos. O prefeito - evangélico - Leandro Peixe (Solidariedade) vem recorrendo a depoimentos deste segmento religioso para angariar votos, rumo à sua reeleição. No último domingo (29), o pastor Alex Mendes, do Ministério Missão Profética, disse estar junto, “nessa missão”. Antes, foi a vez do cantor Klev, que declarou “a benção de Deus” na vida de Peixe e de Rio Bonito.

O Oposicionista Marcos Abrahão (União Brasil) também aproveitou o domingo (29) para agradecer e “pedir proteção” divina, rumo a 6 de outubro. Numa sequência de imagens, feitas no interior da Assembleia de Deus de Rio Bonito, ele agradeceu ao Pastor Marcelo e Samuel Lessa “pelo carinho”.  

BANDEIRA BRANCA

Durante uma caminhada realizada no último domingo (29), Solange Almeida (Agir) agradeceu o apoio “de cada um dos vereadores” que a vem acompanhando “de graça”. No evento, ela fez questão, mais uma vez, de enfatizar que a sua candidatura é “da paz”, em contraponto às recentes confusões, envolvendo as candidaturas de Uiltinho Delaroli (PL) e Marcos Abrahão (União).

BARULHO ELEITORAL TRANSTORNA A ZONA SUL

Na tarde de domingo, quando muitos tentam repousar, moradores da Zona Sul de Niterói ficaram indignados com o descomunal barulho que o candidato bolsonarista a prefeito, Carlos Jordy (PL), fez com o seu carro de som.

Percorreu ruas de Icaraí, Ingá, São Domingos, bairros com grande concentração de idosos transtornando a tarde de domingo das famílias, com gritaria nos microfones.

Em alguns lugares era impossível conversar dentro de casa.

A legislação eleitoral permite um máximo de 80 decibéis em volume, leitores de A TRIBUNA, informaram que com certeza estava acima do permitido.

Total falta de respeito e educação.

O CRIADOR E A CRIATURA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), fez, no último fim de semana, um veemente discurso em defesa do igualmente petista Washington Quaquá. A tônica foi de alerta a possíveis “retrocessos”, representados pelas candidaturas de oposição.

FAMÍLIA SAPO

Com as recentes notícias sobre o tratamento destinado à candidata à vice e a uma das que disputam a vereança, Fabinho Sapo (PL) vem se esforçando para suavizar a imagem, junto ao eleitorado feminino na busca da cadeira de prefeito de Maricá. 

Ele divulgou, no último domingo (29), um vídeo de sua esposa, ao lado dos dois filhos. “Estamos com você, até o final. E amamos você, sempre”, disse a filha de Sapo.  

FORÇOU A BARRA

“Às vezes, o melhor candidato não é o do meu partido”. Cláudio Ramos (Novo) destacou um vídeo antigo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em que ele afirma que o eleitor deve optar por um bom candidato de direita, que pode pertencer a qualquer outra sigla deste segmento político. “Bolsonaro fala sobre a melhor candidatura a Prefeito. Dr. Claudio Ramos”, afirma, sem provas, a campanha de Ramos.

ESCOLA TÉCNICA

No bairro do Barreto, na Zona Norte de Niterói, há a Escola Técnica Estadual Henrique Lage, uma unidade da Faetec. Mas, a cidade pode vir a ter uma do município O candidato a prefeito do

Podemos, Bruno Lessa, prometeu criar a primeira Escola Técnica Municipal. Esta deverá funcionar no terreno do antigo Colégio Itapuca, na Rua Noronha Torrezão. Outra proposta é fazer estudos para identificar todas as vocações econômicas da cidade e fomentar o seu desenvolvimento.

MAIS SAÚDE

O antigo hospital da Amil, perto do Trevo de Piratininga, na Região Oceânica, pode virar Centro Regional de Especialidades e Exames. 

A antiga unidade privada chegou a sediar a Unidade de Emergência Dr. Mário Monteiro, quando o prédio deste, no Cafubá, esteve em obras. É uma das propostas do prefeitável do PDT, Rodrigo Neves, para a saúde. 

No último sábado, 28, ele tomou café da manhã na comunidade do Caniçal. Depois, fez caminhada com moradores do Morro do Estado, no Centro, além de carreata em Vital Brazil, Santa Rosa, Beltrão, Viradouro e Souza Soares.

IDOSOS

Niterói tem 120.764 eleitores com idade acima de 60 anos, em um eleitorado total de 410.038 segundo dado TRE-RJ. Uma fatia cobiçada pelos candidatos a prefeito. Por isso, A candidata do PSOL, Talíria Petrone, promete tornar Niterói como “cidade amiga das pessoas idosas. Segundo o IBGE, é o município com maior população da terceira idade do estado. A psolista, garantiu, que se eleita, vai adequar as calçadas para idosos e pessoas com deficiência. Outra proposta é implementar o Serviço de Atenção Domiciliar ao Idoso, disponibilizado pelo governo federal, mas que ainda não existe no município.

PELO ABORTO

A candidata do PSTU a prefeita, Danielle Bórnia,  após caminhar pelas ruas do centro de Niterói no último sábado, 28, participou de manifestação em defesa da legalização do aborto, na Praça Mauá, no Centro do Rio. 

Nesta segunda-feira, 30, ela panfletou e fez caminhada em Piratininga.

GRANDES OBRAS

Em Búzios, a candidata Gladys Nunes (PSD) denunciou que a “maior obra” do prefeito Alexandre Martins (Republicanos) na cidade é a da reforma da própria casa dele. “A mansão do prefeito, dizem, foi a reforma mais cara de Búzios. Dizem que quem fez a reforma é a empresa que vai fazer a reforma da maternidade do hospital. Dizem que o processo dessas obras custou R$ 40 millhões. Será que esta casa foi inclusa ou foi um brinde? O material é todo de primeira”, alfinetou, apontando para a casa de Martins.

TRANSPORTE CIDADÃO

Catamarã a R$ 12, Barca a R$ 4,45 e estacionamento a R$ 2. No que depender do prefeitável do PL, Carlos Jordy, tudo isso vai ficar mais barato, caso ele seja eleito. 
“Nos últimos meses me reuni com órgãos reguladores e após consultas, formulei o Cartão Transporte Cidadão, que será exclusivo para moradores de Niterói.

 

Relacionadas