Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 1° de agosto de 2024
PAINEL
PAINEL: 1° de agosto de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 01 de agosto de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

NITERÓI, UMA NOVA CURITIBA
                                                                                                                                              

Consagrado pela obra do túnel unindo Charitas à Região Oceânica, inaugurada quando prefeito, Rodrigo Neves parece fadado a transformar Niterói numa "nova Curitiba", conceito atribuído à cidade de melhor mobilidade e estrutura urbana.
O seu sucessor está dando seguimento às negociações que já resultaram em anúncios de aplicação de R$ 450 milhões do novo PAC, para implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos - como já acontece no Rio - além da obtenção de crédito junto à Caixa Econômica Federal para a compra de 30 ônibus elétrico, instrumento de combate à poluição ambiental.
Será uma revolução no sistema de transporte coletivo na cidade, mas com obras a serem iniciadas após a chegada do ano 2025.
Os dois programas favorecerão regiões mais próximos do litoral marítimo e terão de ser complementados por obras de modernização da malha viária na chamada parte continental, incluindo o Fonseca, Cubango, Maria Paula, Rio do Ouro e Várzea das Moças.
Mas já há um passo dado pela atual gestão municipal que é a construção do Terminal da Saibreira (Caramujo) com novos acessos para o Largo da Batalha. Esta obra aliviará o tráfego intenso da atualidade na região posterior à Alameda São Boaventura, com repercussão até a rua Marquês do Paraná.


EXEMPLO DO PASSADO

Niterói já tentou executar o sonho de uma "Nova Curitiba" quando o ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner projetou, por exemplo, os extintos Terminal Norte e Sul e Estacionamento Norte-Sul, na área central da cidade.

O renovador urbanista pecou ao formular projetos sem conhecimento da cidade, inclusive ao implantar estruturas de ferro à beira-mar para sustentar a iluminação projetada com globos de vidros. E parou no centro…

Os recursos a serem, agora, transferidos ao município superarão 10% do total da receita anual prevista para 2025.

Mas o mercado imobiliário precisará se adaptar a estes planos.

ISOLAMENTO DA VENEZUELA    

A imagem criada por Nicolas Maduro na eleição em que se autoproclamou reeleito para mais um mandato, aguçou os planos visando a um boicote econômico à Venezuela, à exemplo da conduta dos EUA em relação à Cuba, que resultou em forte empobrecimento do então orgulhoso país de Fidel Castro.
O governo norte-americano já vinha impondo restrições, mas o medo da Venezuela se tornar um novo braço comunista nas Américas", estimula uma reação marcante da Organização dos Estados Americanos (OEA). |Mas há segmentos contrários à dureza internacional, para não realimentar o clima da "guerra fria" do passado.
Há divergências como a posição do petista Lula que não viu nada de errado nas eleições, contrapondo-se ao direitista Javier Millei, da Argentina.

NETUNO DESISTE DA PREFEITURA DE MARICÁ

O vereador Ricardinho Netuno (PL) surpreendeu os seus eleitores ao anunciar em um vídeo postado em suas redes sociais nesta quarta-feira, 31, a sua desistência em disputar a Prefeitura de Maricá nas eleições de outubro. Ele vai tentar a reeleição à Câmara Municipal. Segundo ele, outro nome vai ser lançado para disputar o Executivo. “Eu me dediquei muito tentando viabilizar essa candidatura a prefeito. Mas, encontramos muitos obstáculos. E o partido entendeu que tão importante quanto à eleição majoritária, é termos uma base sólida de bons vereadores. Acredito que o PL nesta eleição vai eleger três vereadores para poder realmente fiscalizar mais a prefeitura”, explicou o parlamentar.

CENTRO-OESTE VAI TER PRODUÇÃO DE ARROZ

O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, vai expandir a produção do arroz para as regiões do Centro-Oeste e Nordeste. A notícia foi dada à coluna pelo titular da pasta, ministro Paulo Teixeira, durante visita à Maricá na quarta-feira, 31. “Principalmente a partir do desenvolvimento de uma semente chamada 502, da Embrapa, que se adapta à áreas irrigadas de pivôs. E assim, na rotação do pivô, entre a soja e outros produtos, o arroz vai se encaixar”, disse ele. A meta é dobrar a produção do Centro-Oeste entre esse ano e ano que vem. O governo está criando estímulos para se produzir arros ainda em parte do Norte e no Sudeste, para baratear o preço.

NOMINATA DO PDT-NITERÓI

Eis a relação de pré-candidatos a vereador pelo PDT nas eleições de outubro: Fernanda Campista, Luciana Alves, Michelli Barillo, Tânia Rodrigues, Edinaldo Amaro, Fernandinho Brandão, Jhonatan  Anjos, Joseph Violino Urbano, Marcondi Marques, Renato Cariello, Coronel Walace, Gabriela Linhares, Martha Briola, Michele Oliveira, Adriano Boinha, Fábio Ferreira, Filipe Simões, Andrigo, Ledilson Paiva, Raphael Costa, Binho Guimarães e Juninho.

Relacionadas