Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL 11 maio 2024
PAINEL
PAINEL 11 maio 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 11 de maio de 2024FacebookTwitterInstagram

CIRO PODE VOLTAR À DISPUTA PRESIDENCIAL 

A confirmação da estruturação de uma Federação de oposição ao Governo de Lula poderá trazer de volta à cena política o ex-presidenciável Ciro Gomes como potencial candidato em 2026. 

Os dirigentes da nova Federação formada pelo PSDB, Cidadania e  Solidariedade pretendem contar com o PDT e já conversaram com o ex-governador cearense, que anteriormente anunciara o seu afastamento da política. 

Comandam a nova Federação - que hoje conta com apenas 23 deputados - Marconi Perilo, do PSDB e Paulinho da Força Sindical, integrante do Solidariedade. 

A visão deles é de que, por sua idade avançada, Lula não se proponha a disputar a reeleição e, se tentar novo mandato terá dificuldades para conciliar a disputa pela vice-presidência, com Fernando Haddad ou Geraldo Alckmin. Estes são os potenciais candidatos à sucessão de Lula, se este decidir se aposentar. 

A Federação espera contar também com a participação do PSB, admitindo ter Alessandro Mollon como candidato ao governo fluminense, pretensão semelhante do líder do PDT-RJ, Rodrigo Neves. 

AS TRAGÉDIAS QUE PODEM SER EVITADAS 

 

A gravidade das condições climáticas conduziram a tragédia do Rio Grande do Sul tão relevante para a ONU como a questão da Guerra na Ucrânia, sendo os dois temas de realce, ontem, traduzindo a preocupação mundial e colocando em alerta as autoridades brasileiras. 

Foi ressaltada a necessidade de medidas emergenciais para minimizar os efeitos do ataque à Natureza, que é uma reação às agressões climáticas causadas pelos homens’, causando as inundações no sul e a condição de seca no nordeste  brasileiro. 

O Brasil já tinha consciência da necessidade de medidas drásticas quando elaborou um plano de ação, a um custo inicial de R$ 3,5 milhões  indicando as ações a serem tomadas. Ainda estava no governo a gaúcha  Dilma Roussef  que recebeu o plano dois dias antes da decretação do seu "impeachment" 

O estudo foi engavetado, as consequências estão aí com a relevância da tragédia gaucha que é uma espécie de uma ‘avant premier’ do que vai acontecer por todo o Brasil, atualmente atingido por recordes de temperatura alta, como os 37 graus registrados nesta semana. 

Um dos destaques do plano é a prevenção da situação nas encostas que precisam de obras de contenção, em regiões serranas e em áreas de grande movimentação. 

A VEZ DAS BARRAGENS 

 

O Estado do Rio havia desprezado por dois grandes projetos de barragens voltados para ações de regulação do fluxo das águas de afluentes e grandes chuvas, gerando também soluções para a regularidade do abastecimento de água e de geração de energia elétrica. 

 Um deles era o ‘Projeto Managé’ desenvolvido pela UFF e centrado na regulação das águas jorrantes nas serras, voltado, a princípio, para a área de Petrópolis e Teresópolis. 

O outro era uma megabarragem acompanhando o curso do Rio Cachoeiras de Macau, com igual missão e destacado pela contribuição da produção na região de Baixada, a contar de Papucaia, que foi uma gigante  colônia agropecuária, quando Getúlio Vargas abriu as portas para a imigração japonesa qualificada. 

Esta barragem é necessária nos tempos atuais para levar água a Maricá, município sem nascentes e que registrou, na última década, um crescimento populacional de expressivos 67% chegando a 170 mil habitantes. 

OS ABUSOS DAS MOTOS 

 

Tendo sido constante o noticiário colocando as motocicletas como integrantes dos altos números de acidentes no tráfego e com perda de muitas vidas, especialmente de jovens. 

Um detalhe importante é a constatação de 47% das motos em uso estão em situação irregular, demonstrando uma irresponsabilidade no seu uso e de ações mais frequentes das autoridades, além de uma parceria com os organizados motos clubes para um trabalho de conscientização. 

As irregularidades são muitas como a falta de documentação legal, a comprovação de habilitação, os avanços de sinais e utilização de calçadas e passarelas de pedestres ou as demonstrações irresponsáveis de canais de descargas abertas ou acrobacias com a movimentação em apenas uma roda ou o excesso de carga conduzida, além da falta de equipamentos de segurança. 

*********************************************************** 

GRAU MÁXIMO 


 
Pela primeira vez, a cidade de Salvador (BA) é classificada com o grau máximo, pela Secretaria do Tesouro Nacional. O índice avalia a capacidade e baliza o aval da União e a disponibilidade de crédito para a capital baiana.  A secretária de Fazenda de lá é a mestre em Políticas Sociais Giovanna Victer, que trabalhou com o ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT), em Niterói, em 2019. “Salvador tem uma cultura de gestão fiscal responsável, desde a gestão de ACM Neto. É um legado financeiro, de uma forma responsável de se governar. Todo o secretariado compartilha desses valores; sobretudo, as decisões acertadas do prefeito Bruno Reis. A gente tem, naturalmente, que prestar informações fidedignas, mas o importante e o difícil são as decisões de todos os dias. Graças à sensibilidade e à competência dele, conseguimos chegar a esse resultado”, comemora Victer. 
MÃES ATÍPICAS 
 


Em Niterói, os vereadores aprovaram um projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Pipico (PT), que institui a Política de Atenção à Mãe Atípica ‘Niterói Cuida de Quem Cuida’. A medida define diretrizes e ações para atender às mães atípicas de filhos com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, TDAH, dislexia, entre outros, no objetivo de oferecer apoio e incentivo psicossocial e relacional a essas mulheres.   
 
EXPOSIÇÃO 

 

A retrospectiva ‘Pele: os manuscritos do Mar Morto na gênese da linguagem visual de Walter Goldfarb’ ocupará, a partir deste sábado (11), 410 metros quadrados de área expositiva do Palácio dos Correios de Niterói, que abriga o Espaço Cultural dos Correios desde 2014. A mostra celebra 30 anos de carreira do artista plástico, marcando 110 anos de fundação do prédio em estilo eclético, tombado como patrimônio histórico. A abertura será às 14h (até as 18h), numa temporada que vai até 20 de julho. O espaço fica na Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro de Niterói. Entrada gratuita. 

Relacionadas