Assinante
Um dos sonhos mais antigos da maior torcida do mundo parece que finalmente vai sair do papel. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou, neste domingo (23), através de um vídeo em suas redes sociais, que a Prefeitura vai desapropriar o terreno no Gasômetro, que pertence à Caixa Econômica Federal, na Zona Portuária, para a construção do estádio do Flamengo.
Segundo o prefeito, a medida vai ser publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (24). No mês passado, Eduardo Paes já havia adiantado que a desapropriação era uma possibilidade diante do impasse entre Flamengo e Caixa sobre os valores do terreno. Ainda de acordo com o vídeo, a venda do terreno será feita através de leilão de hasta pública.
Veja o vídeo de Eduardo Paes:
Poucos minutos depois, o Flamengo lançou uma nota comemorando a decisão da Prefeitura.
“O Clube de Regatas do Flamengo parabeniza a decisão da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em desapropriar o terreno do Gasômetro, na região portuária.
A decisão do prefeito Eduardo Paes reconhece o interesse público envolvido e propicia um passo importantíssimo na realização do projeto para erguer o estádio próprio do Flamengo, sonho de toda a Nação Rubro-Negra.
A diretoria do Flamengo tem plena consciência da importância desta obra tanto para o nosso clube como também para a revitalização de uma das mais tradicionais áreas de nossa cidade.
Nosso projeto prevê um enorme investimento financeiro no local, capaz de ajudar na transformação de toda a região do entorno do novo estádio, valorizando em muito a área e entregando para a nossa cidade um novo e moderno espaço, tanto de entretenimento quanto comercial.
Ganharão a cidade e todos os cariocas. Ganharão o Flamengo e toda a Nação Rubro-Negra.
Fica o nosso registro dos mais sinceros agradecimentos ao prefeito Eduardo Paes e ao Deputado Federal Pedro Paulo pela sensibilidade que ambos sempre tiveram a respeito deste tema e pela visão empreendedora e positiva em relação ao desenvolvimento econômico e social da cidade do Rio de Janeiro.” Disse o clube.
O terreno do Gasômetro tem 88,3 mil metros quadrados e fica ao lado da Rodoviária Novo Rio e do Terminal Intermodal Gentileza. A desapropriação de terreno privado por parte do Poder Executivo está prevista na Constituição, desde que haja interesse público e pagamento de indenização prévia, justa e em dinheiro. Inclusive uma parte deste mesmo espaço do Gasômetro já havia sido desapropriada pela Prefeitura para a construção do Terminal Gentileza.
Segundo a Prefeitura, apesar do estádio do Flamengo ser um bem privado, ele entra na categoria de interesse público pelas melhorias que vai trazer para a região.