Imagem Principal
Imagem
Os 13 mil do Rubro-Negro: Flamengo atinge marca histórica
Estatística foi publicada no site oficial do clube após o segundo gol de Pedro na final do Carioca
Os 13 mil do Rubro-Negro: Flamengo atinge marca histórica
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 01 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação/Flamengo

Ayrton Lucas corta a tentativa de contra-ataque do Nova Iguaçu, a bola sobra para Fabrício Bruno que acha Luiz Araújo na direita. O camisa 7 descola belo lançamento longo para Everton Cebolinha que invade a área adversária livre, com tempo para dominar e ajeitar o corpo antes de fazer o cruzamento na medida para o deslizante Pedro só empurrar para o fundo da rede do Maracanã e ampliar o placar da primeira partida da final do Carioca.

Foi assim que o Flamengo fez história neste sábado (30).

Não pelos 3 a 0 em cima do Nova Iguaçu que encaminho o título do Campeonato Carioca, mas pelo o segundo gol no placar, marcado pelo artilheiro do torneio (e do novo Maracanã), Pedro.

O gol de número 13 mil na história do Flamengo.

Pelos registros disponíveis, o Mais Querido se tornou o primeiro clube na história do futebol a chegar aos 13 mil gols. O clube divulgou a marca em seu site oficial, apelidando o tento de Pedro como ‘Gol Zagallo’, em homenagem ao ex-técnico e jogador da equipe e tetracampeão mundial que faleceu no início do ano e tinha afinidade com o número 13.

Para a contagem dos gols, os departamentos de Comunicação e Patrimônio Histórico do clube utilizaram algumas regras descritas no site oficial do Flamengo. O trabalho encontra amparo no departamento de Patrimônio Histórico do Rubro-Negro e em estudos especializados no assunto, caso do acervo FlaEstatística.

Algumas curiosidades dos 13.001 gols rubro-negros:

  • O primeiro gol da história do Flamengo foi marcado por Gustavo de Carvalho, no dia 3 de maio de 1912, no primeiro jogo da equipe nos gramados, que terminou 15 a 2 contra o Mangueira. Gustavinho, que viria a ser presidente do clube anos mais tarde, precisou de cerca de um minuto para gravar seu nome na história.
  • Dentre os mais de 13 mil gols, o nome mais repetido não podia ser outro. Zico. O maior ídolo da história do Flamengo também é o maior artilheiro com 508 gols.
  • A rede mais balançada pelo Flamengo foi a do Maracanã. Entre o velho e novo, foram mais de 4 mil gols no “Templo do Futebol”.
  • Mais de um terço dos gols foram marcados no Campeonato Carioca, cerca de 5.168 tentos no estadual do Rio.
  • Niterói recebeu 309 gols dos mais de 13 mil do Rubro Negro e é o terceiro município que mais viu gols da equipe. A cidade do Rio foi a que mais viu a rede balançar com 7.851 gols.
  • O gol, histórico, 13 mil aconteceu duas vezes. Isso porque Pedro chegou a balançar as redes no final do primeiro tempo e atingir a marca, mas o VAR invalidou o lance por um impedimento do camisa 9.
  • O meia Ronald, do Nova Iguaçu, quase entrou para a história de maneira negativa. Isso porque o jogador fez um gol contra na partida, mas por sorte não foi o 13 mil, apenas o 13.001.
  • Nenhum dos 13.001 gols do Flamengo foi marcado em uma divisão inferior.

Relacionadas