Imagem Principal
Imagem
Operação Impacto será estendida para outras regiões do estado
Polícia Militar não divulgou datas para outras fases da ação de repressão aos roubos de veículos e de rua
Operação Impacto será estendida para outras regiões do estado
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 07 de fevereiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Base da Operação Impacto será instalada no carro-comando em frente ao estádio do Engenhão - Foto: PM

A Polícia Militar do Rio de Janeiro afirmou ao jornal A Tribuna que a Operação Impacto, iniciada nesta quinta-feira (6) na capital fluminense, se estendida para outras áreas da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, gradativa e sistematicamente. A PM não divulgou, no entanto, datas para as outras fases do ação militar.

Ainda segundo a Polícia Militar, o planejamento foi feito para reprimir criminosos que praticam roubos de veículos e de rua. A primeira fase está sendo realizada em 22 bairros sob responsabilidade do 3º BPM (Méier), com a mobilização de 250 agentes operacionais de área e de unidades especiais e especializadas.

Sob coordenação do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), a base da Operação Impacto ficará instalada no carro-comando em frente ao estádio do Engenhão e terá um gabinete de comando temporário.

"A Operação Impacto foi montada pela nossa área de planejamento operacional para intensificar o policiamento ostensivo em áreas com maior incidência criminal e combater os roubos de rua e de veículos. É uma forma também de transmitir à sociedade maior sensação de segurança", afirmou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.

A operação contará com o reforço de policiais de 10 batalhões do 1º CPA e de três unidades de operações especiais e de polícia especializada: Grupamento Aeromóvel (GAM), Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE).

Ao todo, serão empregados ainda quatro blindados, vídeomonitoramento com 74 câmeras, sendo 26 com software de reconhecimento facial e 48 com dispositivo de leitura de placa, além de dois drones e 20 motocicletas.

De acordo com o planejamento do comando da Polícia Militar, a Operação Impacto permanecerá atuando em vias urbanas por tempo indeterminado, de forma dinâmica e sempre orientada pelo setor de análise, alocando reforço de efetivo e demais recursos nas áreas de maior incidência.

"A Operação Impacto começou hoje na área do Méier e bairros adjacentes, na Zona Norte da Capital. Através do 12º BPM e do 7º BPM, a corporação já tem intensificado o policiamento com vistas ao combate aos roubos de veículos em Niterói e São Gonçalo", disse a PM.

 

Repressão em São Gonçalo

Na quinta-feira (6), policiais do 7º BPM (São Gonçalo) estiveram na comunidade Nova Grécia, em Tribobó, para coibir roubos de veículos na extensão da RJ-104. Ao percorrerem a rua Onório Corrêa, os agentes avistaram dois homens entrando em uma área de mata em atitude suspeita. 

Após busca e vasculhamento na área, dominada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), ambos foram encontrados. Eles estavam com uma pistola calibre 9mm Jericho 941 fabricada em Israel, um carregador e 16 munições, além de material entorpecente. O caso foi registrado na 73ª DP (Neves) como porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

 

Homens foram presos e armas apreendidas na Nova Grécia - Fotos: PMERJ

Relacionadas