Assinante
Entrar
Cadastre-se
O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve com uma equipe, nesta terça-feira (10), em vistoria nos espaços do Centro EcoCultural. Em fase final de acabamento, o novo equipamento da Prefeitura será voltado para educação ambiental e conta com salas multiusos e espaços expositivos. O local mescla ambientes para ensino da ciência com atividades interativas, além de um deck de contemplação às margens da Lagoa de Piratininga.
O Centro EcoCultural será um espaço gratuito com mais de 20 objetos interativos para popularização da ciência local, com atividades interativas, multimídias e com tecnologia de projeção, além de exposições ecológicas. O espaço faz parte do Parque Orla Alfredo Sirkis.
O novo equipamento terá uma praça coberta, no pavimento térreo, e terá serviços de recepção; guarda-caiaques; espaço multiuso; sanitários e vestiários; e restaurante. A circulação foi pensada através de uma escadaria desenhada para exercer, também, a função de arquibancada e que possa atender a necessidade de um espaço informal, para reuniões das associações de bairro, pescadores e público em geral, além de um painel de azulejos pintado pela artista portuguesa Bela Silva.
O Centro Cultural foi pensado na logística da acessibilidade e está sendo construída uma plataforma elevatória na recepção, de forma a garantir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com necessidades especiais a todas as áreas do espaço.
O mezanino vai abrigar uma sala de reuniões e uma sala administrativa. As passarelas e espaços vazios do mezanino criam oportunidades para exposições e encontros, criando assim espaços ativos em todo o conjunto.
Participaram da visita do novo espaço, os secretários Executivo, André Diniz; de Obras, Vicente Temperini; das Culturas, Júlia Pacheco; da Regional Oceânica, Renan Lacerda; além da coordenadora do Niterói de Bicicleta, Helena Porto; e a equipe do Pró-Sustentável, responsável pelas obras do POP.