Assinante
Entrar
Cadastre-se
Quem circula pelo Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, já pode perceber a evolução das obras da Nova Catedral São João Batista, um projeto grandioso que visa atender às necessidades da comunidade católica nas cidades que compõe o território arquidiocesano.
Arquitetada por Oscar Niemeyer, em outubro de 1997, o projeto de construção foi arquivado após a morte de Dom Carlos Alberto Navarro, um dos idealizadores, sendo retomado em 2012 pelo Arcebispo da cidade, Dom José Francisco Rezende Dias.
“A Catedral é a Igreja-mãe de uma Arquidiocese. Quando a Santa Sé, no ano de 1892, criou a diocese de Niterói, passamos a utilizar algumas paróquias, no decorrer dos anos, como Catedral.
"A oportunidade de construir uma Igreja Catedral é um privilégio, é um desafio. E experimentamos a providência de Deus que tem em tudo conduzido essa construção.
"Providência que é testemunhada generosamente por todos os fiéis católicos de nossa Arquidiocese e que, atualmente, podem vislumbrar a belíssima construção sendo erguida e tomando forma”, afirmou Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói.
Agora, a construção começa a ganhar forma e a equipe que trabalha no local está empenhada para concluir o Caminho da Gratidão, que contará com 950 metros de extensão.
O engenheiro responsável pela obra, Aloísio Lannes, conversou com a reportagem de A TRIBUNA, e explicou quais foram as intervenções já feitas na obra desde 2016 em diante.
“Nós começamos a trabalhar no ano de 2016 na terraplanagem de toda área de construção da catedral, e com um corte de terreno de 5 metros de altura.
"Depois, fizemos a cravação das estacas de sustentação da laje do piso, e dos três blocos principais dos pilares da cúpula da catedral, em seguida, foi a vez da concretagem da laje do piso que vai abrigar a cúpula e das paredes externas até uma altura de 4 metros.
"Em 2022, seguimos com o cronograma e realizamos a concretagem das paredes internas, que formam as lajes do altar em uma altura de 8 metros, e a parede do coro, que possui entre 7 a 8 metros de altura”, afirmou.
O engenheiro disse que as obras do Caminho da Gratidão, uma galeria com placas cristalizadas onde os fiéis vão poder expressar sua forma de agradecimento aos trabalhadores que contribuem para o andamento da construção, teve o seu início no ano passado, e deve contar com a sua finalização até o fim deste ano.
“Ao longo deste período, nós pudemos realizar toda a concretagem das lajes voltadas para o Rio de Janeiro.
"Agora, para este ano, vamos seguir atuando na concretagem, desta vez, para o lado de Niterói.
"A tendência é que até o fim de 2024, possamos finalizar as obras do Caminho da Gratidão”, concluiu Aloísio.
Após a finalização do Caminho da Gratidão, a ideia é que a cúpula comece a ser construída propriamente.
Sobre a Nova Catedral São João Batista
Com 13,6 mil metros quadrados, terá capacidade para receber cinco mil pessoas na área interna e 15 mil na externa. A nave central terá 80 metros de diâmetro; e a cúpula, 60 metros.
O local abrigará ainda um museu de arte sacra, um arquivo, um teatro, um espaço cultural, uma livraria e um café.
Ainda não uma previsão de quando as obras devem ser finalizadas, uma vez que a Arquidiocese de Niterói, depende de doações dos fiéis.
A Arquidiocese de Niterói disponibiliza um canal de doações. Basta entrar no site www.caminhodagratidao.com.br , preencher o formulário e escolher a sua opção de doação. Qualquer ajuda é mais que bem-vinda.