Assinante
O número de turistas que visitaram o Rio de Janeiro no primeiro trimestre cresceu 12,5% em 2024 em relação ao mesmo período em 2023. Segundo os dados do Observatório do Turismo da Prefeitura, o número total de visitantes saiu de 4,6 milhões para 5,2 milhões neste início de ano.
No detalhamento da pesquisa, é possível ver que a visitação de turistas brasileiros cresceu 13,5%, enquanto a de estrangeiros subiu 1,15%. No início do ano, o Rio foi o anfitrião de grandes eventos como o Carnaval, apelidado de “o maior show da Terra”.
Através do sistema Geodata da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), de geolocalização via telefonia celular, o Observatório do Turismo registrou vários impactos e novidades na entrada de turistas no Rio de Janeiro, no primeiro trimestre de 2024 (de janeiro a março).
As nacionalidades que mais frequentam a cidade quando o assunto é turistas internacionais são os argentinos, que continuam na frente, apesar de um decréscimo de 33%, seguido pelos chilenos e americanos. Os turistas uruguaios aumentaram em 202,2%.
Já entre os brasileiros, moradores do estado do Rio, mas de fora da Região Metropolitana, são os maiores visitantes, seguidos por paulistas e mineiros.
Outros recortes podem ser analisados agora pela plataforma Geodata, levando-se em conta o tipo de turista brasileiro que visita o Rio. Em relação a idade média, a maioria dos visitantes está entre 40 e 49 anos, seguido de 30 a 39 (21,1%). Além disso, o tempo de permanência é de três a quatro dias na cidade.
“É muito bom, através do Geodata SMTUR Rio, conseguirmos avaliar o crescimento do turismo na cidade do Rio de Janeiro no início de 2024, que subiu 12,5% se comparado ao mesmo primeiro trimestre de 2023, com aumento de 584.604 turistas. Através dessa ferramenta de telefonia celular sabemos a procedência, a permanência e os filtros que agora serão compartilhados, sendo de grande utilidade na melhoria dos serviços ao turista em visita ao Rio de Janeiro, seja ela brasileiro ou estrangeiro”, analisa Daniela Maia, secretária de turismo da cidade do Rio de Janeiro.