Imagem Principal
Imagem
Novo Campeonato Carioca terá menos jogos e final única
Em 2026, torneio terá apenas 10 datas, começando em janeiro e acabando em março
Novo Campeonato Carioca terá menos jogos e final única
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 13 de junho de 2025FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação

O Campeonato Carioca 2026 terá diversas mudanças em relação aos últimos anos do torneio. Nesta semana, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) realizou a reunião do Conselho Arbitral e definiu a diminuição do número de datas da competição, além de definir a decisão em final única.

A redução de datas do Campeonato Estadual é a principal notícia para 2026. Neste ano, o Carioca teve 16 datas para jogos, mas, no ano que vem, esse número cairá para 10. A medida vinha sendo pleiteada há anos, principalmente pelos quatro grandes do Rio (Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo), como uma forma de se adequar ao calendário já cheio do futebol brasileiro.

O Campeonato Carioca de 2026 tem previsão de começo no final de janeiro e vai até o mês de março. Estiveram na reunião os representantes de 11 clubes já garantidos na Série A do Estadual do ano que vem (Fluminense participou remotamente).

“A fórmula é fruto de muitas conversas, reuniões, proposições, sugestões. Já estamos nesse debate há meses, quase um ano, se não for mais. Tudo para a valorização maior do Campeonato Carioca e também a adequação ao calendário para proteger os nossos clubes. A unanimidade prova que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da FERJ, Rubens Lopes.

A nova fórmula terá dois grupos (A e B), com seis clubes, sendo dois grandes e quatro formadores. Os cruzamentos serão fora do grupo. De acordo com o sorteio, os grupos são: Grupo A, com Fluminense, Vasco da Gama, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Campeão da Série A2; o Grupo B, com Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo formarão as quartas de final, em cruzamento definido: A1 x A4, B1 x B4, A2 x A3 e B2 x B3, disputada em um jogo. Os vencedores disputarão a semifinal, com sorteio para definir os confrontos em jogos de ida e volta. Os perdedores das quartas jogarão a Taça Rio. A grande decisão do Campeonato Carioca de 2026 será realizada em uma partida.

“O Flamengo vê com bons olhos esta atitude da FERJ, do pioneirismo em antecipar esta organização do Carioca e, principalmente, em reduzir para 10 datas. O campeonato se torna ainda mais charmoso. É um caso de que menos é mais”, afirmou o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o BAP.

Além de debater datas de início e fim, fórmula de disputa e anunciar preliminarmente o critério de distribuição de receitas, o presidente Rubens Lopes levou a questão do descenso à pauta. Está decidido que os quatro últimos colocados, dois de cada grupo, farão um quadrangular. O último colocado estará rebaixado à Série A2 de 2027 e o penúltimo disputará um Desafio contra o 2º colocado da Série A2.

Futuramente, os clubes serão convocados para um novo Conselho Arbitral para discutir o regulamento, a distribuição de receitas e mais temas.

Jogos da Primeira Rodada

Fluminense x Madureira;

Vasco da Gama x Maricá;

Volta Redonda x Boavista;

Sampaio Corrêa x Nova Iguaçu;

Campeão da Série A2 x Flamengo;

Portuguesa x Botafogo.

Relacionadas