Imagem Principal
Imagem
Niteroienses empreendedoras participam de entrega de diplomas
Mulher Líder e Sororidade Conecta, projetos da Codim, oferecem aulas e mentorias individuais em temas como gestão financeira, inteligência emocional e marketing
Niteroienses empreendedoras participam de entrega de diplomas
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 07 de dezembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Liderança, tecnologia e inovação são os três eixos de um programa de formação da Prefeitura de Niterói que acaba de preparar mais 124 mulheres para o mundo do empreendedorismo. Criado em 2021, o Programa Mulher Líder, iniciativa da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), entregou nesta terça-feira (5) os certificados de conclusão do curso para as alunas do projeto. 

O Sororidade Conecta é um projeto que nasceu da parceria com o Grupo Somos Empreendedoras e que oferece workshops com orientação em gestão financeira, marketing, entre outros temas, além da mentoria realizada por 33 empresárias voluntárias. 

Ex-aluna dos dois projetos, Macilene Nicolino participou da formatura já como microempreendedora: ela é dona da marca de óculos de sol La Luxo, que foi planejada com ajuda das professoras do Mulher Líder e Sororidade Conecta.

O Mulher Líder integra estratégia da Codim no enfrentamento a violência contra as mulheres, trabalhando a autonomia econômica dessas pessoas. O programa é aberto a todas as mulheres de Niterói que desejam se aperfeiçoar em seus negócios ou que querem começar a empreender através da capacitação. 

Porta de saída longe da violência 

Ex-coordenadora da Codim e conselheira municipal do Conselho de Mulheres de Niterói, Fernanda Sixel, responsável por implantar os dois programas, diz que a meta agora é avançar para a inclusão dessas mulheres em programas de microcrédito e financiamento.

À frente atualmente da Codim, Thamyris Elpidio ressalta: “O estado precisa cuidar das mulheres, sobretudo porque elas estão o tempo todo cuidando da sociedade. Quando a gente vê todas essas mulheres empreendendo, a gente vê mudanças na sociedade. Estamos falando de transformação social”.

Mais de 200 mulheres de Niterói já passaram pelas aulas do Mulher Líder, impactando diretamente mais de mil pessoas.

Gestora do Somos Empreendedoras, Thais Resende Garcia também participou da entrega dos diplomas: “O Somos é uma rede de apoio, uma associação sem fins lucrativos, formada por 350 mulheres de Niterói. Somos voluntárias no Sororidade Conecta”.

Relacionadas