Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Prefeitura de Niterói anunciou a criação do Escritório de Dados de Niterói (EDN), que tem como objetivo elaborar diretrizes e implementar ações em ciência de dados e assuntos correlatos no âmbito municipal. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (2). O EDN estará ligado à Secretaria Executiva da cidade.
O novo escritório busca desenvolver e implantar projetos em parcerias com órgãos municipais e subsidiar políticas públicas baseadas em dados e evidências; Ampliar a capacidade da Administração Municipal em tomadas de decisões estratégicas e eficientes baseadas em dados; Implementar e gerir o “Data Lake” municipal (repositório centralizado que armazena, processa e protege grandes quantidades de dados em sua forma original) e o Catálogo de Bases de Dados.
Além disso, o EDN vai promover a capacitação e especialização de funcionários públicos em gestão e ciência de dados; Promover a proteção e o uso ético dos dados, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Facilitar a promoção de iniciativas baseadas em dados tanto internamente, mas para a sociedade; e fomentar a integração entre as bases de dados municipais, promovendo maior eficiência no setor público.
O EDN será o responsável por elaborar e implementar a Política Municipal de Governança de Dados, além de manter diálogo permanente com as pastas municipais para garantir maior eficiência no serviço.
Analytics
Em 2011, o filme “O homem que mudou o jogo”, estrelado por Brad Pitt, popularizou a história do Oakland A’s, um time de beisebol que, apesar de ter uma das menores verbas da liga americana, conseguiu quebrar o recorde de mais vitórias seguidas. Mesmo tendo menos dinheiro que os outros, o General Manager da equipe, Billy Beane, conseguiu montar um time competitivo usando a ciência de dados (em inglês “Analytics”) para achar jogadores subvalorizados no mercado tradicional.
Analytics nada mais é que um campo que envolve a coleta, organização, análise e interpretação de dados para extrair insights e informações úteis. Além disso, ela serve para excluir vícios e preconceitos no processo de tomada de decisão. “Homens mentem, mulheres mentem, Analytics não” é um frase popularizada no meio esportivo na avaliação de jogadores.