Assinante
Niterói não é a Cidade Sorriso apenas na qualidade de vida, mas também no esporte. No Pan-Americano de Santiago, no Chile, terminado no último dia 5, oito atletas niteroienses conquistaram seis medalhas. Foram três ouros, uma prata e dois bronzes.
Ouro
As douradas foram vencidas no futebol, na vela e no handebol. Figueiredo (Vasco), Gustavo Martins (Grêmio) e Matheus Nascimento (Botafogo) integravam o plantel que subiu ao lugar mais alto do pódio, no futebol masculino.
A Seleção terminou a primeira fase na liderança do Grupo B, triunfando sobre Estados Unidos (1 x 0), Colômbia (2 x 0) e Honduras (3 x 0, com um gol de Gustavo Martins). Nas semifinais, vitória por 1 x 0 contra o México. A medalha veio nos pênaltis, por 4 x 2, sobre o Chile, após o 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação.
Já na vela, a campeã olímpica Martine Grael faturou a categoria 49er FX, ao lado de Kahena Kunze. A dupla liderou a regata que definiu o pódio, de ponta a ponta. Foi o bicampeonato delas, que também ganharam em Lima 2019.
No handebol feminino, a armadora esquerda Mari Fernandes também venceu. A equipe brasileira ficou na liderança da Chave B, superando Paraguai (27 x 15), Uruguai (28 x 9) e Cuba (49 x 11). Mais uma vitória veio nas semifinais: 30 x 10, ante o Chile. Em mais uma ótima atuação, as brasileiras passaram pela Argentina, por 30 x 18, e confirmaram o primeiro lugar.
Prata
A única medalha prateada veio no wrestling masculino, com Joílson Júnior. Ele perdeu a final da categoria até 77kg, por 12 x 5, para o americano Kamal Bey. Antes, ele eliminou o venezuelano Wuielexis Rivas, por 5 x 1, na semifinal, e o mexicano Emmanuel Benítez, por 8 x 0, nas quartas.
Bronze
Dois atletas de Niterói ficaram com o bronze. No caratê, Kelly Fernandes competiu na categoria até 55kg e levou o bronze, após derrota para a chilena Valentina Toro, por 4 x 0, na semifinal.
Já no tiro com arco, Matheus Gomes integrou a equipe masculina, com Marcus Vinicius D’Almeida e Matheus Ely. O bronze do conjunto veio com o triunfo por 5 x 3 sobre a Colômbia, no arco recurvo.