Imagem Principal
Imagem
Niterói sediará seminário sobre saúde mental
Evento gratuito reunirá especialistas, gestores e comunidade para debater prevenção ao suicídio
Niterói sediará seminário sobre saúde mental
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 17 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Fernanda Sixel Neves, primeira-dama de Niterói, participa do evento. Foto: Reprodução
Imagem destacada

Rotina em ritmo acelerado, sobrecarga de trabalho e/ou estudo, dependência digital, insegurança e pressões das mais variadas formas são alguns dos fatores que levam ao estresse na sociedade contemporânea. Para falar da saúde mental de crianças, jovens e adultos, a Prefeitura de Niterói promove, nesta segunda-feira (29), o seminário “Agir, proteger e cuidar de vidas”. O evento, com entrada franca, será realizado no Theatro Municipal de Niterói, no Centro, a partir das 9h.

Inspirado na campanha Setembro Amarelo, focada na prevenção ao suicídio e na preservação da vida, o seminário tem como objetivo debater e produzir conhecimento sobre os desafios da saúde mental nos dias atuais.

A ideia é estimular a ação concreta e solidária para a proteção da vida, alinhando-se à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Fernanda Sixel Neves, primeira-dama do município e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, explica que o evento é um espaço de escuta, reflexão e conscientização para todos. O público-alvo inclui profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, segurança viária e pública, gestores públicos, lideranças comunitárias, juventudes, cuidadores, conselhos de direitos, estudantes universitários, ONGs e coletivos.

“O seminário ‘Agir, proteger e cuidar de vidas’ nasce do compromisso de Niterói, prefeitura em parceria com o setor privado, com o que é mais sagrado: a vida. Olhar com atenção a saúde mental, para além do bem-estar físico, revela a preocupação de uma cidade que cuida das pessoas”, destaca Fernanda. “Mais do que um evento, é um pacto coletivo pela valorização da vida, pela conscientização da importância do acolhimento e do fortalecimento de políticas públicas que façam da nossa cidade um lugar cada vez mais humano, justo e acolhedor”, acrescenta ela.

Para além da prevenção da perda voluntária da vida, que é centro da campanha Setembro Amarelo, o seminário aborda temas urgentes no mundo atual. Entre eles, o impacto da cultura do ódio nas redes sociais, o adoecimento mental em ambientes de trabalho e urbanos, os efeitos de diversas formas de discriminação, a relação entre mobilidade urbana, segurança viária e saúde mental, o papel da tecnologia no desenvolvimento infantil e a importância da prevenção e dos cuidados no ambiente escolar.

Confira a programação completa:

9h — Credenciamento.

9h30 — Apresentação dos alunos do projeto Aprendiz Musical.

10h — Mesa de abertura.

10h30 — Mesa 1 | Agir, Proteger e Cuidar de Vidas

Com Karina Okajima Fukumitsu, psicóloga, psicopedagoga e gestalt-terapeuta. Presidente da Associação Se Tem Vida, Tem Jeito.

11h30 — Mesa 2 | Trânsito e Saúde Mental: Territórios do Trânsito

Análise sobre a relação entre estresse urbano, estados emocionais e comportamentos no trânsito. Ponte Rio-Niterói: marco simbólico da engenharia e palco de situações críticas, com proposição de ações integradas que unam segurança viária, acolhimento e prevenção.

Com Thatiana Michelsem Monteiro de Barros, psicóloga clínica com especialização em Psicologia Hospitalar, Psico-Oncologia, Cuidados Paliativos e Luto; Alehandro S. Silva, engenheiro e coordenador de Operações da EcoviasPonte, e Alexandre Carlos de Oliveira Izaú, chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Niterói — Ponte Rio-Niterói.

Mediação: Priscilla Lundstedt Rocha, educadora de trânsito e especialista em Gestão, Educação, Segurança no Trânsito e Infâncias.

14h — Mesa 3 | Prevenção, Inclusão e Promoção da Saúde Mental nas Infâncias: o papel da escola

Debate sobre a importância da escola como espaço estratégico para promover a saúde mental e a inclusão das crianças, atuando não apenas no ensino acadêmico, mas também na formação emocional, social e cognitiva, prevenindo fatores de risco que impactam no seu bem-estar.

Com Alcione Marques, mestre em Ciências pela Unifesp, pedagoga, psicopedagoga clínica e escolar com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva, pós-graduada em Neurociência do Comportamento (PUCRS), e Eduardo Lopes, psicólogo clínico pela PUC-SP, psicodramatista e professor de Psicodrama (GETEP).

15h — Mesa 4 | Infâncias em Risco: telas, isolamento e saúde mental

Debate sobre o impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento emocional e cognitivo, isolamento social e dependência digital. Propostas de equilíbrio entre tecnologia, afeto e espaços públicos saudáveis.

Com Gabriel Chalita, doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica, mestre em Direito e em Ciências Sociais, graduado em Direito e em Filosofia, e Fernanda Sixel Neves, pedagoga, primeira-dama da cidade de Niterói e atualmente diretora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados da Prefeitura de Niterói.

Serviço:

Seminário “Agir, proteger e cuidar de vidas”

Data: 29 de setembro (segunda-feira)

Horário: a partir das 9h

Local: Theatro Municipal de Niterói (Rua Quinze de Novembro 35, Centro).

Relacionadas