Assinante
Entrar
Cadastre-se
O suposto “carro da multa” - branco, com uma parafernália de câmeras e sirenes no topo -, que circula nas ruas de Niterói, não tem, na verdade, poderes para aplicar multas aos motoristas da cidade. É o que informa a concessionária Niterói Rotativo, que não desmentiu utilizar o tal veículo, mas apenas com fins de “monitoramento”.
“A utilização do carro se deu exclusivamente para verificação/conferência do georreferenciamento das vagas”, esclareceu a empresa, em nota divulgada à A Tribuna.
Ainda de acordo com a Niterói Rotativo, trata-se de “mais uma evolução tecnológica”, desde quando se implantou a automação do sistema, em 2019, a partir do “desenvolvimento do aplicativo”, utilizado pelos motoristas.
Notificação
A Tribuna destacou, na última quinta (27), que a Prefeitura de Niterói não autorizou a companhia a fazer “qualquer tipo de fiscalização com carros”.
Neste sentido, o governo já notificou a Niterói Rotativo a esclarecer sobre o suposto carro, que circularia na cidade, e reiterou, expressamente, a não autorização para esse tipo de procedimento, “nem para testes ou para implementação futura”.
A prefeitura esclarece ainda que o não cumprimento das determinações pela concessionária Niterói Rotativo poderá acarretar multas e “até mesmo o rompimento do contrato de maneira unilateral, pelo poder concedente”, reiterou.
A empresa confirmou ao jornal que foi notificada na quinta-feira e, imediatamente, acatou a determinação. "A concessionária não tem o poder de aplicar multas", reiterou a Niterói Rotativo.
✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp.