Imagem Principal
Imagem
Niterói recebe novo caminhão do Corpo de Bombeiros
Ao todo, serão 40 novos veículos tipo Auto Bomba Tanque no estado
Niterói recebe novo caminhão do Corpo de Bombeiros
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 03 de julho de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação
Imagem destacada

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebeu as primeiras viaturas de um total de 40 novos caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), adquiridos pelo Governo do Estado. Além dos caminhões, foram entregues três plataformas mecânicas, sendo uma nova e duas recém-reformadas. A entrega das chaves das novas viaturas ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 168 anos da corporação.

Segundo a Corporação, 10 veículos já foram entregues. Nove grupamentos na capital já foram contemplados, enquanto o 3º GBM de Niterói também já recebeu o novo caminhão de combate a incêndio do tipo ABT. Ainda de acordo com a Defesa Civil, a previsão é de que todos os grupamentos sejam contemplados com os novos caminhões.

Os 40 novos veículos, importados da Espanha, contam com inovações tecnológicas únicas no país, que garantem ainda mais agilidade e segurança nas operações. A principal novidade é a presença de um canhão automático de combate a incêndio, que pode ser operado de dentro da cabine do motorista, por meio de um controle remoto, mesmo com o veículo em movimento.

Os caminhões também são dotados de câmera térmica, ventilador turbo para incêndio, motobomba portátil, entre outros 70 materiais para combate a incêndio e salvamento.

Além disso, com as três plataformas mecânicas entregues, o Corpo de Bombeiros conta agora com nove equipamentos. Dessas três, uma é nova e duas recém-reformadas. As duas viaturas reformadas foram revitalizadas na Finlândia, gerando economia de R$ 16 milhões aos cofres públicos do estado.

Uma delas é considerada a maior plataforma mecânica do país, atingindo até 90 metros de altura, podendo ser usada em salvamentos e combates a incêndios em edificações elevadas. A reforma completa também contemplou uma segunda viatura da corporação - uma Auto Plataforma Mecânica de 30 metros.

A restauração inclui o sistema de sensores, de comunicação e os computadores dos dois veículos de socorro.

Relacionadas