Imagem Principal
Imagem
Cidade recebe a exposição fotográfica “Niterói de todos os ângulos”
Objetivo é mostrar a sintonia entre o esporte e a natureza da cidade
Cidade recebe a exposição fotográfica “Niterói de todos os ângulos”
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 17 de abril de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A partir da próxima sexta-feira (19), até o dia 30 de abril, o público poderá visitar a exposição “Niterói de todos os ângulos” e se encantar com a beleza retratada, que contempla o esporte e a natureza da cidade. 

Os registros foram feitos através das lentes de fotógrafos profissionais e amadores.

A cada ano, uma modalidade esportiva é escolhida para a exposição. Em 2024, a Canoa Havaiana Individual foi a escolhida. 

Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia são nomes nacionalizados para denominar o esporte, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka. 

A cultura da canoa existe há mais de três mil anos, quando eram inicialmente usadas pelos povos polinésios com a necessidade de colonizar novas terras na região Polinésia.

Além da função do transporte, as canoas também participam de competições esportivas há séculos, onde há um ditado que é: “Competições de canoa existiriam sempre, bastando que houvesse ao menos duas canoas”.

No Brasil, uma canoa individual com leme é chamada de OC1, e uma canoa sem leme é chamada de V1, sendo esse o foco da exposição. 

Niterói tem uma grande relevância quando se trata sobre isso, pois dados da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer apontam que a cidade vem se consolidando como um dos principais polos de Canoa Havaiana do país, revelando talentos em diversos campeonatos.

No último ano, cinco disputas da modalidade foram realizadas na cidade, sendo duas provas municipais, duas estaduais e uma nacional. Além disso, atletas niteroienses já foram competir até no mundial do Taiti.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Atualmente, a cidade é sede de dez dos 30 clubes inscritos na Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro, com dois mil remadores cadastrados.

O Parque da Cidade foi o local escolhido para receber a exposição, por ser eleito uma das vistas mais bonitas do Brasil, contemplando a entrada da Baía de Guanabara, além de fazer parte do turismo e conter uma bela visão para apreciar o esporte sendo praticado.

O evento contará também com apresentação de show acústico do cantor Raphaello Mazzei. A exposição ficará aberta de terça a domingo, das 7h às 18h.

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Relacionadas