Assinante
Entrar
Cadastre-se
Niterói vai receber, neste sábado (30), o 7º Encontro de Mulheres na Roda de Samba, um evento que celebra a força feminina no gênero musical mais tradicional do Brasil. Este ano, as homenagens são mais que especiais: as lendárias intérpretes Áurea Martins e Clementina de Jesus serão reverenciadas em um dia repleto de cultura e música.
O evento também será uma oportunidade para antecipar as celebrações do Dia Nacional do Samba, comemorado oficialmente em 2 de dezembro. Assim, Niterói inicia as festividades com uma programação vibrante e cheia de significado, reunindo talentos femininos que mantêm viva a tradição do samba.
Com um line-up imperdível, o encontro acontecerá simultaneamente em oito países, reforçando o papel global do samba como patrimônio cultural. Em Niterói, o palco será a Praça Zumbi dos Palmares, em São Domingos, onde as atrações prometem uma tarde de muita emoção e celebração.
A entrada no encontro é gratuita e o evento acontece das 12h às 19h, com muito samba para todos os participantes.
Entre os destaques musicais estão Monica Mac, Luiza Dionizio, Mari Araújo, Roda Clandestina, Sambariah, Samba Matilde e o Samba Trio. A energia contagiante também será garantida pela participação especial da Oficina das Minas, que apresentará o repertório aprendido ao longo do último semestre, além de surpresas que prometem encantar o público.
Para tornar a experiência ainda mais completa, o evento contará com uma feira de economia criativa, espaço para DJ e um espaço kids dedicado às crianças, garantindo diversão para toda a família.
As homenageadas
Áurea Martins nasceu no bairro de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, como Adilma Pereira dos Santos e pertence a uma família de artistas musicais: o pai tocava violão, a avó banjo; a mãe era cantora amadora e dois de seus tios tocavam saxofone e clarinete. Participou, quando criança, do coral da Igreja de Nossa Senhora do Desterro. Ela ganhou seu nome artístico de Paulo Gracindo quando atuava em programas de auditório da Rádio Nacional, na década de 1960.
Com mais de dez discos lançados em sua longa carreira, Áurea também já atuou em filmes e peças. Com 84 anos de idade, a cantora se mantém ativa até hoje, com seu último CD (Senhora das Folhas) sendo lançado em 2022.
Já Clementina de Jesus, também conhecida como Tina ou Quelé, nasceu na virada do século passado, no município de Valença, interior do Rio de Janeiro. A cantora infelizmente faleceu em 1987, mas deixou um grande legado no resgate dos cantos negros tradicionais e na popularização do samba, além de ser vista como um importante elo entre a cultura do Brasil e da África.
Clementina é considerada uma das mais importantes e influentes cantoras da história do samba, sendo comumente denominada "rainha do Partido-Alto" graças a seu domínio e experiência únicos no livre versejar exigido por essa modalidade do gênero musical.