Imagem Principal
Imagem
Niterói intensifica educação ambiental para estimular coleta seletiva
Objetivo é criar um cronograma extenso e permanente de conscientização
Niterói intensifica educação ambiental para estimular coleta seletiva
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 14 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Todos os bairros de Niterói têm rotas de coleta seletiva (Fotos: Bruno Eduardo Alves)

Para incentivar cada vez mais práticas de sustentabilidade, a Prefeitura de Niterói está intensificando ações de educação ambiental em diversas regiões da cidade. As atividades, coordenadas pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), incluem palestras e conteúdos sobre reciclagem, reutilização e manejo de resíduos sólidos, com o objetivo de criar um cronograma extenso e permanente de conscientização.

Em Niterói, todos os bairros têm rotas de coleta seletiva. O cadastro é simples e pode ser feito pelo telefone 0800-367-9100 ou pelo site da Clin.

A Coordenação de Educação Ambiental (CEA) da Clin está promovendo campanhas permanentes, voltadas a alunos das redes pública e privada, além de expandir as atividades para condomínios, comércios e universidades. O programa envolve uma equipe multidisciplinar de colaboradores da Clin, incluindo engenheiros, assistentes sociais e professores, que ministram palestras educativas sobre a importância do descarte correto.

Além das palestras, a equipe da Clin realiza cadastros para adesão ao serviço de coleta seletiva, aproveitando para informar a população sobre a importância da participação de todos na destinação responsável de resíduos.

Em Niterói, a coleta seletiva abrange todo o município e opera com diferentes modalidades. Na modalidade "Porta a Porta", os bairros São Francisco, Charitas, Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas, Barreto e Santa Bárbara recebem o serviço sem necessidade de cadastro. 

Para os demais bairros, o cadastro é necessário, e também são dadas instruções para o descarte adequado e disponibilizado material informativo.

A coleta seletiva nas comunidades é realizada em contêineres semienterrados de até 5m³, conhecidos como Moloks. São instalados no mínimo dois equipamentos, nas cores marrom e azul, onde o primeiro é destinado a resíduos de origem orgânica e o segundo resíduos recicláveis secos. 

Junto aos equipamentos também é instalado um contenedor de 240L para acondicionar os vidros. Os resíduos recicláveis são encaminhados à Cooperativa de Catadores do Morro do Céu.

Dias e horários da coleta seletiva "Porta a Porta": São Francisco (terças e sábados, às 9h), Charitas (quintas, às 9h), Itacoatiara (quintas, às 9h), Itaipu (quintas, às 9h), Camboinhas (terças, às 9h), Barreto (quartas, às 19h) e Santa Bárbara (segundas, às 19h).

Relacionadas