Imagem Principal
Imagem
Niterói e Rio oficializam a intenção de sediar o Pan-Americano de 2031
Evento aconteceu nesta terça-feira (3)
Niterói e Rio oficializam a intenção de sediar o Pan-Americano de 2031
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 03 de dezembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Rodrigo Neves e Eduardo Paes oficializaram a intenção (Foto: Divulgação/Luciana Carneiro)

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, oficializaram a intenção das duas cidades de sediar o Pan-Americano de 2031. O evento aconteceu nesta terça-feira (3), no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

"Juntamente com o Rio, temos, provavelmente, de 80% a 90% da infraestrutura necessária para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, além do alinhamento entre as três esferas de governo e as duas cidades. Essa candidatura conjunta também está alinhada à tendência internacional do esporte de realizar eventos de forma compartilhada entre cidades e países, como será a Copa do Mundo de 2026. É uma iniciativa inovadora e mais sustentável, porque reduz os custos dos investimentos necessários", afirmou Rodrigo Neves.

Para os Jogos Pan-Americanos de 2031, Eduardo Paes adiantou que novas instalações serão planejadas para a Zona Portuária do Rio, dada a proximidade com Niterói.

"Os Jogos Pan-Americanos têm grande complexidade, com diversos eventos acontecendo em áreas urbanas. Rio e Niterói representam o aglomerado urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Vamos desenvolver o projeto da Vila Olímpica para o Pan de 2031 no Porto Maravilha, contribuindo para o desenvolvimento desta região e aproveitando a proximidade com Niterói", explicou o prefeito do Rio de Janeiro.

Segundo informações do ge, até o momento, apenas a proposta conjunta e São Paulo se candidataram. O COB definirá qual irá representar o país na escolha, que será anunciada em 2025, na Assembleia Geral da Panam Sports, durante o Pan Júnior, em Assunção, no Paraguai.

Os Jogos Pan-Americanos são uma competição que reúne atletas de países das Américas do Norte, Sul e Central, além do Caribe. O Brasil já sediou o evento duas vezes, uma em São Paulo, em 1963, e a mais recente no Rio de Janeiro, em 2007. Até o momento, só as candidaturas brasileiras foram oficializadas (Rio/Niterói e São Paulo), mas há expectativa que outros países possam concorrer.

O COB só pode anunciar uma candidatura brasileira, então terá que escolher entre Rio/Niterói e São Paulo até o final de janeiro do ano que vem.

Presidente do COB, Paulo Wanderley destacou a expertise do Rio na realização de eventos esportivos e a força da parceria com Niterói. Ele afirmou que as candidaturas serão avaliadas internamente pelo COB.

"É uma candidatura bem preparada, que está fazendo tudo de forma correta. Agora, seguimos o processo natural de protocolo da candidatura. Vamos torcer para que o Brasil seja escolhido para sediar este Pan-Americano, e esta é uma candidatura bastante forte", declarou Paulo.

Relacionadas