Assinante
Entrar
Cadastre-se
Começou nesta quinta-feira (20), o passeio de observação dos animais da fauna marinha na temporada 2024, na cidade de Niterói. Este é o primeiro evento realizado em toda região metropolitana do Rio.
O evento, com duração de 6 horas, foi realizado pela Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e do projeto Amigos da Jubarte, contou com a presença de profissionais da imprensa e turistas que aproveitaram para observar de perto, animais como as baleias jubarte, golfinhos, tartarugas marinhas e dentre outros
O publicitário Caio Graco Portes, que é natural de Bom Jesus de Itabapoana, mas reside no bairro de Ingá, conta que era o seu aniversário e que foi ter visto os animais marinhos foi o melhor presente que ele poderia ter.
“Eu achei o passeio em si magnífico, pois poucas pessoas sabem que existe a possibilidade de ver esses animais de tão perto, principalmente na nossa cidade”, afirmou.
Moradores do Badu, na região de Pendotiba, o casal Bruce e Jéssica Lemos, falam da alegria de ter visto as baleias jubarte de perto pela primeira vez.
“Na verdade, foi presente para a minha esposa que queria muito assistir e eu acabei dando de presente para ela. A sensação é maravilhosa, ver um animal tão incrível de perto (referindo-se a baleia jubarte) e demos sorte de ter um dia lindo, ensolarado e encontrar com os golfinhos e tartarugas marinhas”, disse Bruce.
Já a Jéssica, companheira de Bruce, comenta que estava bem ansiosa com a chance de ver os animais marinhos. “Foi bem legal, algo inesquecível, posso dizer que foi o melhor presente que eu já ganhei”, expressou.
Impacto no ecoturismo e na economia de Niterói
Para André Bento, presidente da Neltur, o passeio de observação das baleias jubarte geram impacto no ecoturismo, e principalmente na economia de Niterói.
“Niterói é uma cidade que tem toda uma vocação para o ecoturismo, com cerca de 56% de suas áreas protegidas, uma atividade náutica forte, diversas trilhas catalogadas. Desde 2022, temos a parceria com o projeto Amigos da Jubarte, que já realiza um trabalho no Espírito Santo e agora na nossa cidade, com o intuito de movimentar a economia e gerar empregos de maneira sustentável”, ressaltou.
Sobre o projeto de observação
Em parceria com a ONG “Baleias da Jubarte”, o projeto de observação da fauna marinha passa pela costa niteroiense, que é destinado a prática.
Os cruzeiros avaliativos percorrem uma distância de 70 milhas náuticas por dia, varrendo uma área que inclui o litoral do município, as ilhas costeiras (Ilhas Pai, Mãe e Menina, Ilha Rasa e Ilha Redonda) e o mar aberto em um limite de até 20 milhas de distância da costa.
Durante as expedições são realizadas pesquisas científicas, capacitações, atividades culturais, educação, sensibilização ambiental e ações de fomento ao turismo regional aliado a propostas de políticas públicas que promovam a conservação da espécie e do ambiente marinho.
Sobre a baleia jubarte
Principal estrela do passeio, a baleia jubarte é uma espécie que se reproduz em águas brasileiras, entre junho e novembro. Nesse período, cerca de 20 mil baleias passam pelo nosso litoral. É a espécie de baleia mais estudada e utilizada no turismo de observação no mundo.
Suas acrobacias e suas nadadeiras peitorais – que alcançam 1/3 do comprimento total do corpo – tornam a Jubarte inconfundível. Seja para quem gosta de aventura, aposta no ecoturismo ou quer simplesmente reunir a família num passeio diferente, o turismo de observação de baleias surpreende por seu caráter recreativo, educativo, científico e econômico.