Imagem Principal
Imagem
Niterói comemora o mês do idoso com corrida no Barreto
Evento voltado aos maiores de 60 anos acontece neste domingo (22)
Niterói comemora o mês do idoso com corrida no Barreto
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 18 de outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Fonte: Freepik

A Corrida do Horto Niterói 60UP vai ser realizada neste domingo (22), às 7h30, para comemorar o mês dos idosos. O evento é organizado pela Prefeitura da cidade e acontece no Horto do Barreto, além de ser gratuito e voltado para os maiores de 60 anos.

Para participar do evento, basta se inscrever. As inscrições e as retiradas do kit para a corrida serão realizadas no próprio Horto do Barreto, nesta sexta-feira (20), das 9h às 17h, e no sábado (21), das 9h às 14h.

O secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), explica que a ação foi pensada tendo em vista o prazer do idoso em se envolver em atividades que lhe tragam o bem-estar é fundamental para a sua vida.

“As atividades sociais e culturais geram sentimentos positivos e evitam a depressão, principalmente nessa parcela da população, acima dos 60 anos. Quando unimos isso ao esporte, a ação fica completa. A nossa grande intenção é permitir uma atividade saudável e cheia de interação. Fazer com que os idosos possam sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas. Nosso objetivo principal é dar a eles qualidade de vida, pela socialização”, declarou o secretário.

A Prefeitura de Niterói oferece atividades gratuitas como ginástica, dança de salão, canto, roda de conversa e passeios aos idosos da cidade com o projeto 60UP. A iniciativa está disponível em diversos pontos da cidade, em datas e horários específicos para cada atividade.

Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos, saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015.

Relacionadas